close button

publicidade
O Cavaleiro da Lua no Disney+

Quem é o Cavaleiro da Lua? | Tudo que precisa saber sobre ele

Moon Knight no Disney+ é real! Na noite de ontem (17) durante o intervalo dos playoffs da NFL (Liga Nacional de Futebol) a Marvel transmitiu o primeiro trailer da sua nova série, Moon Knight, aqui no Brasil, O Cavaleiro da Lua, que apresenta então o seu mais novo super-herói para o MCU.

No trailer podemos ver um pouco da personalidade do Cavaleiro, que indica que a série vai trazer os mesmos problemas discutidos nos quadrinhos para a TV, como as questões da multipersonalidade e os problemas psicologicos que são a caracteristica principal de Marc Spector.

A série estreia dia 30 de março no Disney+ e separamos aqui, tudo que você precisa saber sobre O Cavaleiro da Lua para acompanhar o show. Vem com a gente!

Quem é o Cavaleiro da Lua?

Tudo sobre o Cavaleiro da Lua
Créditos: Marvel Comics / Reprodução

Difícil responder essa pergunta, pois é algo que o super-herói até lutou consigo mesmo ao longo dos anos. Às vezes é pensado como a resposta da Marvel ao Batman da DC como um rico empresário durante o dia e um vigilante urbano da noite.

Seja como for, o Cavaleiro da Lua é um dos personagens mais importantes do universo dos quadrinhos da Marvel a viver com doença mental, é um vingador santificado para um antigo deus egípcio, e tem sido, às vezes, um assassino frio de pedra.

Primeira aparição nos quadrinhos

Moon Knight estreou como um vilão no clássico quadrinho de terror da Marvel dos anos 70, Werewolf By Night, como agente de uma organização secreta que queria capturar Jack Russell, o lobisomem titular. Mas o Cavaleiro da Lua ajudou Russell a escapar, e o personagem finalmente embarcou em suas próprias aventuras de combate ao crime.

Tudo sobre o Cavaleiro da Lua
Créditos: Marvel Comics / Reprodução

Cavaleiro da Lua apareceu inicialmente em tiras de backup em algumas histórias em quadrinhos existentes, escritas por Doug Moench (que criou Cavaleiro da Lua ao lado do artista Don Perlin) e desenhada pelo artista Bill Sienkiewicz, com a equipe mais tarde lançando uma série contínua de Cavaleiro da Lua que se tornou um dos primeiros exemplo de uma revista em quadrinhos comercializada diretamente para lojas especializadas em quadrinhos.

Origem do Cavaleiro da Lua

Um super-herói é tão bom quanto sua história de origem, e o Cavaleiro da Lua é profundo, complexo e maduro para adaptação. Marc Spector nasceu em Chicago de pai rabino (judeu) e cresceu para se tornar um boxeador peso-pesado antes de se alistar como fuzileiro naval dos EUA. 

Após sua carreira militar, ele se tornou um mercenário, o que o levou a uma missão envolvendo uma escavação arqueológica no Egito, onde uma estátua do deus da lua egípcio Khonshu foi descoberta.

Ele acaba por ser traido nessa missão e Spector é deixado para morrer no local de escavação nas temperaturas congelantes da noite. Khonshu vem a ele em uma visão e lhe diz que se ele se tornar sua encarnação na Terra, ele o deixará viver. E assim, ele desperta e se torna o Cavaleiro da Lua.

Moon Knight no Disney
Créditos: Marvel Comics / Reprodução

Como Cavaleiro da Lua, Spector viaja para os EUA e usa sua fortuna de mercenário para estabelecer várias novas identidades, incluindo o investidor milionário Steven Grant e o motorista de táxi Jake Lockley. 

Embora ele opere dessa maneira por anos, movendo-se por todo o país de Nova York, para sua cidade natal, Chicago, para Los Angeles, as múltiplas identidades de Cavaleiro da Lua eventualmente o alcançam, mostrando as primeiras rachaduras na personalidade de Marc Spector e seus primeiros toques com sua doença.

Embora a natureza da doença mental de Marc Spector permaneça um tanto indefinida graças à cultura pop e à psicologia evoluindo em ritmos diferentes, Spector sofre de um distúrbio de identidade que resulta em múltiplos ‘alters’ ou identidades que surgem em momentos diferentes, têm memórias, conhecimentos e habilidades diferentes , e personalidades. 

Como tal, suas diferentes identidades de Marc Spector, Jake Lockley, Steven Grant e talvez até Cavaleiro da Lua não são apenas disfarces, mas aspectos reais da personalidade e da mente de Spector.

Um lado mais sombrio da Marvel

Estamos acostumados com o colorido típico da Marvel, e isso com certeza virou uma das características mais marcantes dela. Mas desde que foi anunciado que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura seria um filme de terror, finalmente a aparição de personagens mais sombrio começou a se tornar uma realidade na Fase 4 da Marvel.

Nada contra as histórias coloridas, mas confesso que pode ser interessante explorar os lados mais assombrosos do Universo Marvel. E com certeza um dos personagens que mais se encaixa nessa fase é o Cavaleiro da Lua.

série de Cavaleiro da Lua
Créditos: Marvel Comics / Reprodução

A estreia do Cavaleiro da Lua pode fornecer uma porta para outro canto mais sobrenatural do Universo Marvel. Em algum lugar nas sombras, passado o mundo mágico do Doutor Estranho está a ala de terror da Marvel – um lugar assustador e medonho onde personagens como o já mencionado Werewolf By Night Blade, e até mesmo vilões atemporais como Drácula cruzam com super-heróis como Cavaleiro da Lua e os Vingadores.

Cavaleiro da Lua pode ser uma das histórias mais sombrias e profundas do MCU até agora, com a Marvel Studios chamando-o de “vigilante complexo que sofre de transtorno dissociativo de identidade” que tem “múltiplas identidades que vivem dentro dele”.

Se essa doença dele for tratada com a mesma delicadeza, mas também de forma real, como foi retratado o luto e a depressão da Wanda em WandaVision, estaremos em um bons lençóis.

Isso ecoa a descrição do presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, da série na D23 Expo de 2019.

Marc Spector – ele era um mercenário, ele foi deixado para morrer no deserto egípcio. Agora ele pode ou não ser infundido com poderes de Khonshu, o deus da lua – ou ele pode estar apenas louco; É algo muito único e emocionante para nós.

Kevin Feige – D23 em 2019

Cavaleiro da Lua é único no Universo Marvel

Há algo em quase todos os personagens do MCU – os melhores, pelo menos – que os tornam únicos e também os contrastam com os outros. Por exemplo, Tony Stark vem de uma origem privilegiada e Peter Quill vem de uma origem da classe trabalhadora.

Cavaleiro da Lua
Créditos: Marvel Comics / Reprodução

Os fãs começam a ficar desapontados quando personagens semelhantes são introduzidos, como Stephen Strange foi inicialmente caracterizado como um Tony Stark de segunda categoria. A melhor coisa sobre o Cavaleiro da Lua é que não há outros personagens do MCU como ele. Sua origem na mitologia egípcia, sua carreira como mercenário e suas habilidades de detetive fazem dele Thor, Deadpool e Batman em um.

Os Poderes do Cavaleiro da Lua

É meio que diz no nome, “Cavaleiro da Lua”, a Lua influência diretamente em seus superpoderes, dependendo do ciclo lunar, sua força, agilidade e resistência podem ser aumentadas para níveis sobre-humanos. Ele também é um mestre detetive e artista marcial (habilidades que não dependem da Lua). E ele é humano;

Ele já foi capaz de realizar outros feitos sobrenaturais, como hipnotizar pessoas com a ‘voz de Khonshu’ e comungar com o mundo espiritual – mesmo uma vez guiando o Pantera Negra no reino dos mortos de Wakanda.

Cavaleiro da Lua
Créditos: Marvel Comics

Porém todos esses poderes que podem ser apliados pelo ciclo lunar, começam a se desgastar. Eles não são permanentes. À medida que desaparecem, ele perde suas habilidades aprimoradas permitidas pelo ciclo lunar e tem que confiar em sua própria habilidade de luta e habilidades de detetive para continuar suas missões.

Os Vilões

Cavaleiro da Lua está recheado de vilões incríveis. Sabemos que a Marvel tem alguns problemas em criar vilões. Tanto os fãs quanto a crítica sempre batem nessa mesma tecla. Alfred Hitchcock disse uma vez que todo o sucesso de um filme depende de quão bom é seu vilão e com Cavaleiro da Lua surge a oportunidade de apresentar vilões muito bons.

Moon Knight no Disney + vem em forma de série então estamos confiante de que terá espaço para apresentar e desenvolver muito bem um vilão.

Marc Spector tem vilões macabros como Morfeu, Homem da Meia-Noite, Espectro Negro, Randall Spector (o próprio irmão), e claro, o vilão responsável por fazer ele se tornar o Cavaleiro da Lua, Raoul Bushman.

Raoul Bushman: vilão de Cavaleiro da Lua / Créditos: Marvel Comics / Reprodução

Cavaleiro da Lua também está intríseco com as mitologias de vampiros e lobisomens e algumas outras coisas bem macabras. O que pode ser uma oportunidade de abrir para o MCU outras janelas além do que conhecemos do mundo Nórdico com Thor. Com Khonshu vem o resto das conexões da Marvel com a mitologia egípcia antiga, incluindo o legado de Set e a Serpent Crown, um poderoso artefato que se liga à história de Atlantis e Namor, o Sub-Mariner (outro personagem clássico ainda a chegar ao MCU ). Ele foi recentemente o anfitrião da Força Fênix nos quadrinhos. (Será que vem ligação com os X-Men no MCU?)

Moon Knight no Disney+ | Confira o Trailer

Oscar Isaac assume então o manto do super-herói da Marvel. E enquanto Issac é um protagonista bem conhecido graças a reviravoltas dramáticas elogiadas pela crítica e seu papel como Poe Dameron na mais recente trilogia de Star Wars, o místico Cavaleiro da Lua da Marvel, também conhecido como Marc Spector (junto com muitos outros pseudônimos), é um pouco menor.

O personagem conhecido com uma história excêntrica e uma origem ainda mais excêntrica e inquietante que certamente lhe dará um perfil único no Universo Cinematográfico Marvel em expansão.

Na sinopse oficial da Marvel “a série segue Steven Grant, um funcionário bem-educado de uma loja de presentes, que se torna atormentado por apagões e memórias de outra vida. Steven descobre que tem transtorno dissociativo de identidade e compartilha um corpo com o mercenário Marc Spector. 

À medida que os inimigos de Steven/Marc convergem para eles, eles devem navegar em suas identidades complexas enquanto mergulham em um mistério mortal entre os poderosos deuses do Egito.”

Moon Knight é criado e escrito por Doug Moench ( Harley Quinn , Young Justice ) e dirigido por Mohamed Diab (Amira). A primeira temporada da série está programada para incluir seis episódios, que serão lançados semanalmente no Disney Plus.

Postagens Relacionadas