close button

publicidade
Microsoft Teams Essentials - novo lançamento para pequenas empresas

Microsoft Teams Essentials | versão para pequenas empresas

A Microsoft está criando sua primeira versão autônoma do Microsoft Teams para pequenas empresas. O Microsoft Teams Essentials custará US$ 4 por usuário por mês e fornecerá acesso aos principais recursos de reunião do Teams sem o pacote típico de aplicativos do Office que requer um plano Microsoft 365 mais caro. Aqui no Brasil está disponível uma versão gratuita e também em pacotes pagos.

Esta versão autônoma torna o Teams ainda mais um concorrente do Zoom, já que a Microsoft está abandonando sua funcionalidade de canais tipo Slack em favor de uma interface de chat mais simplificada e um foco em reuniões e chamadas de vídeo.

O Microsoft Teams Essentials preenche a lacuna para pequenas empresas que existia desde o lançamento do Teams, há quase cinco anos. Até agora, as pequenas empresas tiveram que escolher o plano Microsoft 365 Business Basic – com preço de R$28,60/ mês.

As diferenças entre os planos do Microsoft Teams Essentials e do Microsoft 365 Business Basic giram em torno da funcionalidade do Teams e do armazenamento em nuvem. O Essentials oferece apenas 10 GB de armazenamento OneDrive, em comparação com o 1 TB disponível no Business Basic. O Essentials também carece de funcionalidade de gravação e transcrição de reuniões, tradução em tempo real, salas de descanso e integração com quadro branco.

Microsoft Teams Essentials - Lançamento para pequenas empresas
Créditos: The Verge

O Microsoft Teams Essentials também elimina a funcionalidade de equipes e canais do Teams, por isso é mais voltado para empresas que dependem de aplicativos como Teams ou Zoom para videochamadas e reuniões. No entanto, o bate-papo privado e em grupo ainda funcionará no Microsoft Teams Essentials.

A Microsoft tem como alvo empresas menores que confiaram no Zoom durante a pandemia aqui. O Zoom é um concorrente que o fabricante do software identificou como uma “ameaça emergente” no ano passado , e oferecer uma versão autônoma do Teams parece um grande passo na competição com o Zoom e até mesmo com o impulso do Google Workspace.

A Microsoft claramente vê uma oportunidade de escolher pequenas empresas que estão tentando equilibrar uma série de ferramentas que nem sempre funcionam bem juntas. Se você faz parte de uma pequena empresa agora, pode usar o Zoom para videochamadas, Slack para bate-papo em grupo e o Google Workspace para e-mail e agenda. O Google centralizou seus aplicativos de bate-papo e comunicação no Gmail durante a pandemia e abriu o Google Workspace para que todos pudessem usar. O Slack tem integrações de aplicativos que tentam tornar esses aplicativos separados mais fáceis de usar.

Ninguém tem a solução perfeita e o Microsoft Teams Essentials carece da extensibilidade do aplicativo para realmente reunir todas essas soluções separadas para pequenas empresas. A Microsoft está incluindo a integração do Google Agenda no Teams Essentials em breve, no entanto, o que é um passo importante para tornar o Teams verdadeiramente autônomo.

O Microsoft Teams Essentials já está disponível para compra na loja da Microsoft.

Postagens Relacionadas