close button

publicidade
Pentonic 2000

Pentonic 2000 | MediaTek e TSMC lançam o primeiro chip para TVs digitais

A MediaTek e a TSMC anunciam o lançamento do MediaTek Pentonic 2000, o primeiro SoC (sistema em um chip) para TV digital com tecnologia de 7 nanômetros do mundo. Construído com a tecnologia de processo avançada N7 da TSMC, o MediaTek Pentonic 2000 proporciona desempenho e eficiência energética de altíssimo nível, engine aprimorado de inteligência artificial, Motion Estimation and Motion Compensation (MEMC), Versatile Video Coding (VVC) e tecnologia picture-in-picture (PiP).

O Pentonic 2000 da MediaTek oferece soluções inéditas e essenciais para as demandas atuais do mercado, entre os quais o primeiro chip comercial de TV 8K com suporte de mídia VVC H.266 e o primeiro SoC compatível com monitores de 8K 120Hz com mecanismo MEMC integrado. O sistema combina a exibição de alto desempenho da MediaTek com um processador de inteligência artificial (APU) para alimentar suas tecnologias 8K IA Super Resolution e Intelligent View, que oferecem suporte a monitores PiP ou picture-by-picture (PbP).

Pentonic 2000

Com a unidade de processamento (CPU) e a placa de vídeo (GPU) mais rápidas do segmento de televisores inteligentes, o Pentonic 2000 ficou ainda melhor, com a expansão da memória e o armazenamento UFS 3.1 ultrarrápido. A isso se soma o suporte de conectividade sem fio para modems móveis MediaTek Wi-Fi 6E e 5G adicional.

Comparado com a tecnologia de processamento de 16 nanômetros utilizada em aplicações de eletrônicos de consumo, o N7 assegura um aumento de 30% na velocidade, redução de 55% no consumo de energia e uma expansão de mais de três vezes em densidade lógica. O N7 também fornece IA de última geração com potência inédita em eletrônicos de consumo, em tarefas como o dimensionamento inteligente para acessar mídias de alta definição de 4K para 8K, além de permitir a compreensão rápida dos comandos de voz do usuário.

O MediaTek Pentonic 2000 vai equipar a nova geração de TVs 8K, que será lançada no mercado global no segundo trimestre de 2022.

Postagens Relacionadas