close button

publicidade

YouTube Rewind não irá mais acontecer

Youtube Rewind
Está decidido: não haverá mais YouTube Rewind e o site deve investir em um novo formato. Entenda a polêmica

Todos os anos, entre novembro e dezembro, era lançado um vídeo que levava o nome de YouTube Rewind, funcionando como uma grande retrospectiva. Apesar de todo o esforço da empresa para fazer disso uma tradição que agradasse seus usuários, o YouTube está deixando isso de lado.

A justificativa não foi exatamente dita pelo grande site de vídeos, mas observando o histórico dos últimos YouTube Rewind, fica fácil compreender a decisão. Até hoje, o lançamento para o ano de 2018 leva o cargo de vídeo com mais deslikes em todo o site. Também aconteceram críticas dos próprios criadores de conteúdo do YouTube. Entenda o caso agora mesmo.

Sem YouTube Rewind neste ano (e nem para sempre)

Se ano passado não tivemos o lançamento de um YouTube Rewind devido à pandemia do COVID-19, hoje foi anunciado que o grande site de vídeos está deixando esta tradição de lado. Em um tweet publicado hoje, a conta YouTube Creators citou que “estará focando as energias em celebrar os criadores e tendências que fazem o YouTube”.

Ainda não se sabe exatamente o que será lançado no lugar do YouTube Rewind, mas em entrevista ao site Tube Filter, um porta-voz citou que isso aconteceu devido a muitos criadores terem sua própria retrospectiva em formato de vídeo.

“Continua a ser inspirador ver a miríade de maneiras como os produtores de conteúdo mais criativos do mundo – nossos criadores do YouTube – encapsulam o final do ano em suas recapitulações de vídeo, conforme o YouTube retira seu próprio vídeo Rewind.”

Porta-voz do YouTube sobre o fim do Rewind

Mas a história não é bem assim e desde seu primeiro lançamento, o YouTube Rewind foi bastante criticado por diversos motivos. Isso acontecendo nos últimos três anos.

Porque a retrospectiva do site era tão odiada?

Um dos principais problemas que rondavam o vídeo que era como uma grande retrospectiva do ano que estava acabando é que nos últimos anos, este mais se tornou um grande produto comercial, perdendo sua essência real de informação.

O vídeo de 2018 é até hoje, o vídeo que mais acumula deslikes (com mais 19 milhões) em todo o YouTube por um motivo que até que faz sentido. Ao selecionar nome para participar do vídeo, apenas grandes nomes como PewDewPie foram selecionados, isso feito com foco em atrair marcas para anunciarem no YouTube.

Muitos criadores de conteúdo promoveram um grande boicote do YouTube Rewind depois disso, alegando que a ideia, que foi criada em 2010, tinha se tornado um grande produto comercial e não mais deveria ser postada como uma retrospectiva. Ao mesmo tempo, a empresa deixar de lançar um YouTube Rewind não é vista como uma grande surpresa. Já em 2020, não tivemos uma retrospectiva lançada pelo site de vídeos, onde claro, a pandemia implicou para isso.

Então, nos resta esperar os próximos passos para saber o que deve ficar no lugar do Rewind. Provavelmente, a empresa deve investir em um novo formato com seus criadores, levando os ensinamentos que o tipo de vídeo anterior entregou. Você assistia ao YouTube Rewind ou acha mesmo que é hora do grande site passar a inovar? Comente conosco!

Veja também

Sabia que agora é possível fazer o download de vídeos do YouTube? Confira nossa matéria especial sobre isso agora mesmo:

Postagens Relacionadas

Huawei Band 4 | Review

A Huawei tem apostado bastante em dispositivos como relógio, pulseira inteligente e fones de ouvido para contornar a…
Leia Mais

Vivo e StarzPlay firmam parceria

A operadora de telefonia Vivo e a plataforma StarzPlay anunciaram hoje uma parceria inédita no Brasil: usuários dos…