close button

publicidade

Ataque ao Twitch libera código-fonte e lucros de streamers

Ataque ao Twitch
Um ataque ao Twitch trouxe informações sobre ganhos de streamers e até mesmo que a Amazon trabalhava em um concorrente para bater de frente com a Steam. Confira

Esta semana está sendo uma verdadeira prova de fogo para o mundo de tecnologia. Se na segunda-feira noticiamos que o Facebook, Instagram e WhatsApp deixaram de funcionar por horas, hoje aconteceu um ataque ao Twitch. Informações sobre o código-fonte, que é usado para desenvolvedores para a criação de novas funcionalidades, estão sendo divulgadas em um arquivo torrent de 125 GB.

Mas não para por aqui: os dados de pagamentos feitos entre agosto de 2019 e outubro de 2021 também foram divulgados neste ataque ao Twitch, onde foi possível saber quanto os streamers ganharam neste período. E tem muito mais! Confira as informações agora mesmo.

Ataque ao Twitch divulga informações sobre código-fonte da plataforma

Focado em “promover disrupção e competição no espaço do streaming online” já que a “comunidade [da Twitch] é uma repugnante fossa tóxica.”, um hacker do 4Chan (famoso fórum) disponibilizou todo o código-fonte do Twitch, permitindo que diversos desenvolvedores saibam como o painel administrativo funcione.

Outra informação que também chegou à internet por meio do ataque ao Twitch foi que a Amazon (que é dona do Twitch) estava trabalhando em uma loja de jogos para concorrer com a Steam, que pertence à Valve. Mais detalhes não foram revelados sobre como isso funcionaria na prática, mas sim, o projeto era real. O vazamento inclui em seu total, mais dados como:

  • Todo o source code da Twitch
  • Histórico de comentários desde “o início da plataforma”
  • Relatórios de pagamento a criadores de 2019
  • Clientes Twitch para o mobile, desktop e consoles
  • SDKs e serviços internos da AWS usados pela Twitch
  • “Todas as outras propriedades detidas pela Twitch”, incluindo o IGDB e CurseForge
  • Suposto concorrente da Steam, com o nome de código Vapor, dos AG
  • Ferramentas internas de segurança

No mesmo comunicado, a pessoa que postou o arquivo também citou que esta é a primeira parte de tudo o que foi postado, dando a entender que mais informações podem chegar à internet em breve. O site Video Game Chronicles confirmou que os dados presentes no arquivo são verdadeiros.

Ganhos de streamers impressionam

Apesar de serem informações de um período de 15 meses, as informações sobre os ganhos dos criadores de conteúdo da Twitch são de deixar muitos profissionais de boca aberta. Uma pessoa que fez o download do arquivo no 4chan fez uma postagem no Twitter com estas informações.

Foi possível saber que CriticalRole, um dos maiores streamers do mundo, faturou mais de US$ 9 milhões entre agosto de 2019 e outubro de 2021. A lista tem 100 nomes e está organizada de acordo com os ganhos neste período. Também há dados de um brasileiro nisso: Alanzoka teve o lucro de US$ 1,731 milhão, estando na 37ª posição da relação com nomes e ganhos.

Se sabe que o Twitch está ciente deste vazamento, mas ainda não falou abertamente sobre o caso até o fechamento desta matéria.

Senhas e dados importantes não constam no vazamento

Informações como nome, e-mail e senhas não estão no documento que foi disponibilizado logo depois do ataque ao Twitch, mas ao mesmo tempo, é sempre recomendado que você troque sua senha de tempos em tempos. O mesmo vale para a ativação da autenticação de dois fatores, onde você também deve ter isso ativado como um método de impedir que sua conta seja invadida por hackers.

O arquivo decorrente do ataque ao Twitch não está sendo vendido, então todas as pessoas que estiverem no fórum 4chan podem realizar o download. Toda segurança é pouco e ainda não se sabe qual o conteúdo pode estar na segunda parte disso. Proteja-se.

Veja também

Você sabia que em agosto deste ano, o DETRAN – SP sofreu um ataque? Confira informações agora mesmo:

Fonte: The Verge

Postagens Relacionadas