close button

publicidade
5 plataformas digitais para livros infantis

5 plataformas digitais para livros infantis

Uma das dificuldades que os responsáveis e suas crianças encontram durante o período de ensino remoto, aplicado pelas escolas por conta do isolamento social, é o acesso a livros infantis adequados para cada faixa etária. Sabemos que a escola é o lugar da divulgação da literatura entre o público infantil e desenvolver os hábitos de leitura nos pequenos continua a ser essencial, ainda no contexto de estudos remotos.

E mesmo que estejamos já voltando aos poucos a normalidade, com vacinas sendo aplicadas, com as crianças cada dia mais tendo acesso a smartphones e outros dispositivos, as leituras pelos aplicativos ajudam muito a aplicar o desenvolvimento da leitura.

Por isso, selecionamos uma lista com 5 plataformas digitais para livros infantis que os pais e responsáveis podem acessar em casa, em meio digital, a fim de oferecer acessibilidade e garantir que o fechamento das bibliotecas escolares não prejudiquem o letramento e o conteúdo cultural de nossas crianças.

1Aplicativo Tika Books: O app está disponível para dispositivos android e oferece um ótimo catálogo de leituras, classificando os livros em segmentos para a faixa etária entre dois e dez anos. O diferencial é que a Tika Books não oferece simplesmente livros digitalizados, as obras são publicadas em formato de audiobooks interativos, de maneira que a criança em fase de alfabetização pode acompanhar o texto narrado por um profissional de contação de histórias, além disso, as narrativas contam com efeitos sonoros e visuais que amplificam a imersão da criança na fantasia criada em cada livro. As assinaturas possuem preços super acessíveis e o app tem um layout encantador e fácil de operar. Uma ótima opção para engajar o público infantil no mundo da leitura, que integra a cultura literária e as ferramentas audiovisuais.

2. Site Baixe LivrosOferece uma lista de livros digitalizados de domínio público, classificados por faixa etária. Os livros são baixados em formato .pdf e podem ser lidos em qualquer dispositivo. Cada obra disponível no site é acompanhada da ficha catalográfica, ficando fácil identificar os dados da publicação e a abordagem das diferentes temáticas. Este é um acervo em que pais e responsáveis podem escolher com facilidade quais os assuntos que quer expor às crianças.

3. Espaço Educar: Este site apresenta diferentes materiais para pais, responsáveis e educadores, disponibilizados gratuitamente ou por meio da loja online. Ainda que o foco não seja apenas a literatura, estão disponíveis 50 obras infantis digitalizadas, hospedadas no próprio site, de maneira que os livros não precisam ser baixados e podem ser lidos no visualizador online.

4. Amazon: O espaço para eBooks da Amazon tem se expandido cada vez mais. Há um catálogo dedicado especialmente para as crianças, com livros pagos ou gratuitos. As obras são digitalizadas, ou seja, apresentam o mesmo conteúdo do livro impresso, na tela. Uma ótima opção para acesso fácil a livros de qualidade sem sair de casa.

5. Espaço da LeituraEsta é uma iniciativa do Itaú Social. Um site que hospeda livros sem a necessidade de download. Apresenta a opção de livro digitalizado ou a experiência do audiobook, de maneira que a criança pode tanto ler a história sozinha quanto ouvir sua narração. Além disso, cada livro vem acompanhado de dicas para o adulto abordar a temática com a criança e aprofundar as discussões propostas pelas obras.

Postagens Relacionadas