close button

publicidade

Qual a diferença entre Young Adult e New Adult?

E hoje vamos falar sobre os gêneros que dão um nó na cabeça dos leitores. Afinal do que se trata o gênero New Adult, e qual a diferença dele para o Young Adult? Basicamente o que os difere são, em especial, a faixa-etária deles. E isso é muito importante na hora de escolher um livro, principalmente, porque o correto é que haja um controle de leitura vindo dos pais. Afinal existe uma idade para cada coisa, e isso inclui os assuntos que vamos consumir.

Aqui no Brasil, ainda temos um grande problema com isso, pois muitas editoras ainda não colocam na capa as indicações etárias, então pode acabar sendo mais complicado para os pais nada hora de aprovar ou não a compra do livro, mas nos sites como a Amazon ou a Submarino, há sim uma separação entre eles, na hora de filtrar suas escolhas, o que facilita bastante.

Após algumas pesquisas descobri que há algumas controvérsias, mas no fim, há um entendimento certeiro em geral sobre a idade dos personagens. E no fim, meio que é isso que diferencia os dois, e também a profundidade com que os assuntos serão tratados. Então vamos lá!

Yong Adult (Jovem Adulto)

O Young Adult, ou Jovem Adulto, é uma categoria que engloba leitores entre 14 e 18 anos. Geralmente os personagens também estão dentro dessa faixa etária e a trama corresponde ao nível de complexidade aceito pelos leitores em questão. Os dramas vividos pelos personagens também são correspondentes ao nível de identificação do público.

No YA, alguns dos principais conflitos abordados envolvem dúvidas em relação ao futuro, descoberta da sexualidade, problemas entre amigos, família e em relacionamentos, existe dramatização de alguns acontecimentos, o ambiente geralmente é escolar ou familiar etc. São características que correspondem à realidade do leitor ou elementos que ele pode se relacionar. Costuma estar presente no enredo o senso de humor (ácido ou não) e a ultilização gírias frequentes.

E outro detalhe importante são cenas de sexo, que são mais poetizadas, nunca descritivas ou expositivas, então classifica o livro como +14.

O YA não é um gênero único, e ele pode estar implementado por outro, exemplo disso é Harry Potter, Os Heróis do Olimpo, O Hobbit, Jogos Vorazes, que são categorizados em gêneros de Baixa e Alta Fantasia e Distopia, mas que são expecificamente para o público mais jovem.

New Adult (Novo Adulto)

Aqui a coisa é um pouco mais diferente. Não apenas na idade, mas na profundidade com que ele vai tratar os seus assuntos. Os personagens no New Adult tem entre 19 e 26 anos, e em geral, suas histórias se passam ali na fase da faculdade, novo emprego, inicio de família (casamentos e filhos), ingresso na universidade, idependência finaceira, alistamento. O livro no geral vai abordar a fase da transição do Ensino Médio (o YA) para a vida adulta (NA). Nesse gênero os assuntos tratados podem ser mais sérios como a depressão, suícidio, vício em drogas e/ou em álcool, tráfico, bullyng, prostítuição, perda da inocência, entre outros.

Geralmente as histórias se passam em um ambiente universitário, que é bastante caracterizado como um marco dos processos de transformação, amadurecimento e descobertas. Além disso, o romance é um dos elementos mais presentes e que costumam ganhar mais destaque nessas histórias, então romances muito intensos e dramáticos são encontrados de forma quase que obrigatória no New Adult.

O New Adult apresenta livros para jovens leitores que tem entre 16 e 18 anos para mais, que estão começando a ingressar na vida adulta assim como os personagens. Eles podem conter assuntos mais polêmicos, e pesados, por isso são recomendados para +16.

Aqui também a questão das cenas de sexo, que diferente do YA podem ser muito mais explicita. A verdade é que existe uma linha bem tênue entre os livros de hot/adulto e o NA, então vai depender muito da linha que a autora/autor segue.

Lembrando que da mesma forma como o YA, o New Adult pode estar intercalado com outro gênero, exemplo disso são os livros Corte de Espinhos e Rosas, Trono de Vidro ou Crônicas de Gelo Fogo que são Alta Fantasia, mas são para o público mais velho.

Espero ter ajudado a entender um pouco sobre os dois gêneros. Ainda pode ser meio confuso, mas é sempre bom lembrar que nem sempre os livros necessariamente vai se encaixar literalmente em uma categoria expecífica, então é sempre bom saber um pouco mais sobre os assutos tratados no livro antes de escolher comprá-lo.

Comente aqui qual seu livro de YA e de NA favorito!

Postagens Relacionadas
Leia Mais

The Politician (1ª Temporada)

A política é um tema bem complexo de ser discutido. Existem as pessoas polarizadas por um modelo, outras…