Passamos da metade de 2021 (graças as divindades esse ano parece que não tem fim!), mas ainda tem muito chão para realmente findar esses 365 dias, e com ele tempo e espaço para ler. Então separamos cinco livros incríveis que podem ser lido nesse mês para te deixar ainda mais sonhador durante o mês de agosto:
1 – Os Criadores de Coincidências, Yoav Blum
Até que ponto as coincidências da sua vida são resultado do acaso? No livro do israelense Yoav Blum, tudo tem um motivo: a obra acompanha os criadores de coincidências Guy, Emily e Eric e até que ponto eles iriam para cumprir suas missões. Uma leitura deliciosa e ideal para quem está pensando na vida.
2 – Flores para Algernon, Daniel Keyes
Considerado um clássico da literatura norte-americana, o livro já inspirou um filme (lançado em 1968) e um musical na Broadway (1978). Trata-se da história de Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual que é selecionado para fazer uma cirurgia revolucionária que promete aumentar seu QI. O resultado, no entanto, faz com que ele fique muito mais inteligente, tendo inclusive uma maior percepção da realidade.
3 – As Novas Aventuras de Sherlock Holmes, Neil Gaiman, Stephen King, Anthony Burgess, O. Henry e P.G. Wodehouse
Há muitos fãs de Sherlock Holmes, do sir Arthur Conan Doyle, pelo mundo. Muitos deles, inclusive, se tornaram grandes escritores. Nessa coletânea, autores como Stephen King e Neil Gaiman escrevem contos inspirados nos mistérios do detetive da Rua Baker, número 221b.
4 – Alta Fidelidade, Nick Hornby
Publicada no Reino Unido há 22 anos, a obra de Hornby é narrada por Rob, um homem de 35 anos que tem uma crise de vida ao levar um fora da namorada com quem ficou por dois anos. Regado de humor, música e sensibilidade, o livro oferece uma perspectiva diferente sobre relacionamentos e inspirou um filme de mesmo nome lançado em 2000.
5 – O Corpo Dela e Outras Farras, Carmen Maria Machado
A coletânea de contos foi finalista dos principais prêmios da literatura norte-americana em 2017: o National Book Award e o Nebula Award. Considerado uma espécie de “Black Mirror feminista”, o livro mistura gêneros como a fantasia, o horror e a ficção científica para contar as histórias de mulheres e suas relações com seus corpos.
6 – Você Tem a Vida Inteira, Lucas Rocha
Escrito pelo brasileiro Lucas Rocha, o livro conta a história dos jovens Ian, Victor e Henrique, que aprendem a lidar com o diagnóstico de HIV em diferentes instâncias de suas vidas e mostra como uns podem ajudar e fortalecer aos outros.