close button

publicidade

Literatura Fantástica | Fantasia e seus sub-gêneros – parte 2

Continuando a apresentação dos subgêneros da Literatura Fantástica, no texto anterior, expliquei as três principais categorias da Fantasia: High Fantasy, Low Fantasy e Crossworld. No texto de hoje vou apresentar mais três sub-gêneros da Fantasia, que tem ficado (ou voltado a ficar) em alta nos tempos modernos: Fary Tale, Contemporary Fantasy e History Fantasy.

Apenas relembrando: a literatura fantástica “refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade. É aplicável a um objeto como a literatura, pois o universo da literatura, por mais que se tente aproximá-la do real, está limitado ao fantasioso e ao ficcional”..

Fary Tales (Contos de Fadas)

Ironicamente, esse gênero de fantasia históricamente pode ser até mais antigo que a High Fantasy, considerando que esses contos antes eram conhecidos como “Contos Populares”. O gênero é conhecido especialmente por conta dos Irmãos Grimm, Charles Perrault ou Hans Christian Andersen. são uma variação do conto popular ou fábula, histórias folclóricas com personagens de fantasia.

Os contos de fadas geralmente são uma narrativa curta, cuja história se reproduz a partir de um motivo principal para transmitir conhecimento e valores culturais de geração para geração; é transmitida oralmente, onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de vencer o mal. O leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, os conflitos, medos e sonhos.

Comtempory Fantasy (Fantasia Contemporânea)

Aqui são histórias que se passam nos dias atuais, mas que utilizam elementos extraordinários, fantásticos, sobrenaturais ou mágicos. Esse subgênero pode ser dividido, ainda, em: Fantasia de Vampiros; Fantasia de Lobisomens; Fantasia de Demônios, entre outros. No geral, pode agrupar todos os subgêneros da literatura fantástica que utilizam como plano de fundo o tempo contemporâneo. Na verdade pode até ser confundida com a “Low Fantasy”, já que ela também pode se passar no “nosso tempo”.

History Fantasy (Fantasia Histórica)

Esse aqui é um dos meus favoritos; A fantasia histórica é um crossover entre a baixa fantasia e a ficção histórica, incorporando elementos fantásticos (como a magia ou outros elementos fantásticos) na narrativa. Histórias que correspondam a esta classificação geralmente acontecem antes do século 20.

Lembrando que essas classificações não é absoluta e não necessariamente um livro precisa ter todas as caracteristicas para estar em uma delas, ou precisa estar em apenas uma única categoria. Essas categorias são criadas apenas para ter se ter uma forma de idenficar seus gêneros e sub-gêneros.

Gostaram? Comentém aqui quais seus livros dentro desses subgêros que vocês mais gostam! Lembrando que há muitos outros subgêneros, então vou trazendo aos poucos para vocês, por isso fiquem de olho!

Postagens Relacionadas