close button

publicidade

Emmy Awards 2021 | Genius: Aretha (NatGeo)

A série original e minissérie da National Geographic, ‘Genius: Aretha’ é incrível. A série serve como um filme biográfico sobre a vida e o início da carreira da lendária cantora Aretha Franklin, interpretada pela atriz Cynthia Erivo.

A série consiste em oito episódios detalhando a infância de Aretha, o relacionamento complexo com seu pai (interpretado por Courtney B. Vance), casamentos e, claro, sua ascensão à fama e poder enquanto ela luta para encontrar seu próprio som em uma indústria dominada pelo mainstream branco música e homens.

Muito parecido com seus dois primeiros projetos Genius sobre Albert Einstein e Pablo Picasso, Genius: Aretha é definido pelo excelente desempenho de sua estrela principal, Cynthia Erivo. Não demorou muito para que Erivo incorporasse o visual e a aura do lendário cantor. Também não demorou muito para Erivo entregar seus vocais musicais bem estabelecidos aos maiores e mais conhecidos sucessos de Aretha, abrindo a série com uma interpretação de “Chain of Fools” de Franklin durante uma apresentação ao vivo em 1967. 

A série também não espera muito para mergulhar na vida pessoal de Franklin, que tem sido principalmente privada e não revelada à maioria dos observadores. Apenas no primeiro episódio, os espectadores aprenderão sobre as experiências iniciais de Franklin com o racismo quando criança; seu relacionamento complicado com seu pai, o Rev. CL Franklin (Courtney B. Vance), um conhecido ministro batista de Detroit apelidado de “O Homem com a Voz de um Milhão de Dólares”; seu casamento precoce, muitas vezes turbulento; e suas experiências como uma jovem mãe.

O primeiro episódio, “Respect”, se passa em 1976, e mostra Franklin enquanto ela não apenas luta para encontrar seu primeiro hit crossover real, mas também lida com seu marido / empresário ciumento, Ted White (Malcolm Barrett). A última explosão de White custa seu tempo com uma banda talentosa e, subsequentemente, a força a encerrar seu casamento, encontrar um novo empresário e, felizmente, tornar-se uma cantora e mulher.

Erivo prova ser um gênio por seus próprios méritos. Ela realmente parece se tornar Franklin no final do episódio, enquanto levanta a voz para cantar, “Something He Can Feel”. O tom, a iluminação, a moldura e até os detalhes de seu cabelo e unhas lembram o verdadeiro Franklin. Você realmente se sente como se estivesse na sala com ela. Havia muito ceticismo quanto a se Erivo era a escolha apropriada para este filme biográfico de tela pequena, mas ela definitivamente parece se segurar.

Os espectadores também tem um vislumbre da coragem e determinação de Franklin em ser uma estrela, bem como suas habilidades musicais naturais. Franklin era uma pianista autodidata e, em uma cena que descreve uma sessão de gravação, ela explica a um grupo de músicos sua visão de como uma música deve soar não por meio de uma terminologia musical complexa, mas por meio de sua própria linguagem e vibração. Os músicos, em sua maioria brancos, rapidamente pegam as deixas de Franklin, resultando em um de seus maiores sucessos. 

A série de oito episódios levará os espectadores ao longo da vida e carreira de Franklin, da explosão de sua parada e coroação literal como a “Rainha do Soul” em um show, ao seu apoio descarado ao Movimento pelos Direitos Civis, à sua transição estranha, mas eventualmente bem-sucedida várias mudanças nos estilos e tendências musicais. Os fãs de Franklin certamente não ficarão desapontados com Genius: Aretha e quem não conhece sua história ficará encantado com essa obra.

Genius: Aretha

Genius: Aretha
4 5 0 1
Da série Genius que retrata grandes gênios da história, essa temporada conta a história de Aretha, a Rainha do Soul, e suas relações pessoais e sua carreira.
Da série Genius que retrata grandes gênios da história, essa temporada conta a história de Aretha, a Rainha do Soul, e suas relações pessoais e sua carreira.
4/5
Total Score
Postagens Relacionadas