close button

publicidade
Cidade de Gelo (Netflix)

Cidade de Gelo | Netflix (2021)

As fanfiqueiras de platão vão amar Cidade de Gelo. O filme é aquele clichê master que tanto amamos. Tem o garoto pobre, a menina rica, a paixão proibida, um vilão, e até um grupo de ladrões para apimentar a história. O filme tem tudo que a gente gosta e mais um pouco.

Cidade de Gelo é situado na Rússia, em São Petesburgo no ano de 1900, o jovem Matvey, garoto pobre, faz amizade com alguns ladrões, e em meio aos roubos, conhece a jovem Alice, filha de um grão-duque, um dos maiores títulos da aristocracia local. Em meio a tramas políticas, Alice e Matvey se apaixonam e vivem um romance lindo e esperançoso.

Um dos pontos positivos de Cidade de Gelo é como ele não engata de uma vez no romance, mas trabalha os dois personagens em suas individualidades, apresentando eles aos expectadores. Alice é uma jovem que sonha em entrar na faculdade. Em 1900 em algumas universidades pela Europa já era permitida a entrada de mulheres, mediante aprovação do pai/responsável/marido. Mas como sabemos essas mudanças para a sociedade ainda não era bem vista, e o pai de Alice não aprova em nada esse seu facinio por estudos.

Matvey é um garoto periférico, analfabeto que vive com um pai tuberculoso que sobrevive um dia após o outro. Ele se junta ao grupo de ladrões, visando juntar dinheiro o suficiente para conseguir viajar para Alemanha e pagar o tratamento do pai. Ele conhece Alice, depois de tentar vandalizar sua casa, o que não sai exatamente como esperado, e depois disso, o caminho deles passam a se cruzar.

A fanfic aqui veio prontissima, e apesar de não ser amor a primeira vista, Matvey com certeza se encanta pela beleza de Alice, enquanto ela acha fascinante a liberdade que ela tem. Apesar do romance, ser a parte que mais encanta, aqui o filme relaciona bem as questões sociais e politicas, até mesmo desenvolve esse assunto dentro do possível. As diferenças sociais, a ascensão da burguesia, o capitalismo; todos esses temas aparecem e trazem uma discusão sobre como funciona o sistema que rege nosso mundo.

Mas não se engane e nem se preocupe, você não verá ninguém filosofando sobre isso, e o roteiro também não engata nessas discussões, mas está ali.

Os ladrões, e amigos de Matvey são outro ponto chave no enredo. São eles que fazem grande parte da história se mover. O grupo é formidável e trás uma grande dinâmica para o filme. As cenas onde eles ensinam o Matvey a roubar, as cenas onde eles estão no bar comemorando os roubos, ou as cenas no barco são as mais divertidas de acompanhar.

Cidade de Gelo é um clichê completo, então espere também um pouco de drama, mas para aqueles que quer um filme para somente se divertir e com uma fotografia explendida, e fugir um pouco da cultura hollywoodiana e explorar novos contextos, Cidade de Gelo é pra você.

Cidade de Gelo

Cidade de Gelo

Cidade de Gelo conta a história de Matvey (Fedor Fedotov), um jovem que trabalha como entregador em uma padaria local. Filho de um pobre acendedor de lâmpadas, seu único tesouro são os patins prateados que herdou do pai. Ao ser demitido injustamente, ele se junta a uma gangue de batedores de carteira. Enquanto isso, a filha de um oficial de alto escalão, Alice (Sonya Priss), se sente prisioneira em sua mansão. Ela sonha em estudar ciências, o que vai contra as opiniões conservadoras de seu pai sobre o papel da mulher na sociedade. Em um belo dia, os caminhos de Matvey e Alice se cruzam.

4/5
Total Score
4/5
Total Score
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Amor² | Original Netflix

Quem não adora um bom clichê? Aqueles bem recheado com muita água com açucar? Ainda mais aqueles com…