close button

publicidade

Novo golpe envolvendo PIX e WhatsApp é tentador e muito perigoso!

Sabemos que as pessoas gostam de ganhar dinheiro fácil. Ou pelo menos estão sempre a procura disso. A bola da vez são os chamados “grupos do PIX”, que prometem convites por simplesmente fazer um PIX (sistema de pagamento instantâneo lançado no Brasil em 2020).

Na reportagem do Poder 360, diversos convites para os tais grupos aparecem em redes sociais como o TikTok. Muitos vídeos têm milhões de curtidas. Como resultado, outras redes sociais já estão sendo infestadas com essa “fórmula mágica de ganhar dinheiro”.

Infelizmente, diversos brasileiros já participaram e continuam participando do negócio, tornando lucrativo para aqueles que já estão dentro. Mas prejuízos a novos usuários do grupo são quase certeza, já que a pirâmide favorece sempre o topo, em detrimento de quem chega, na base do sistema. Dessa forma podemos categorizá-lo como um golpe que já é antigo: A pirâmide financeira.

Atualmente, a pirâmide financeira é enquadrada como crime contra a economia popular (Lei 1.521/51), que prevê apenas detenção e multa. Autor da proposta, o deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP) afirma que as regras atuais são brandas e não dão a devida punição para os condenados pelo crime.

Agência Câmara de Notícias

O golpe sistema que promete dinheiro fácil envolve convites para entrar nos tais “grupos do PIX” mediante um pagamento entre 1 e 5 reais. Após a entrada na conversa, o usuário recebe privilégios de administrador para repetir o processo, trazendo novos usuários e ganhando dinheiro em cima deles.

E o Banco Central, o que vai fazer?

Ao falar com o Poder 360, o Banco Central afirma que o PIX pode sim, ser usado de forma mal intencionada e para golpes.

“Desconfie sempre que uma oferta parecer boa demais para ser verdade, como ganhar muito dinheiro chamando pessoas para transferirem dinheiro sem motivo algum e ganhar uma parte desses valores. Nesse caso, não entre nessa e denuncie o esquema para a autoridade policial, que tem a competência legal para coibir esse tipo de crime”

Nota do Banco Central enviada ao site Poder360

A dica pra fugir do golpe é mais simples do que se imagina: Não entre em grupos de WhatsApp mediante pagamento, nem em qualquer tipo de atividade suspeita, que prometa dinheiro fácil, dinheiro rápido, ou altos ganhos em pouco tempo. Além da chance de perder dinheiro, existem consequências legais que podem te trazer sérios problemas.

Fonte: Poder360

Postagens Relacionadas