close button

PUBLICIDADE

Disney+ | Exploradores contam curiosidades sobre os Oceanos em comemoração ao Dia dos Oceanos

Hoje, 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, e para conscientizar a todos sobre a importância deste ecossistema que cobre mais de dois terços do globo, a Disney reuniu cinco exploradores marinhos da National Geographic para comentar curiosidades sobre os oceanos.

O National Geographic convida o público a refletir sobre a importância dos oceanos no ciclo da vida, promovendo seu cuidado e trazendo conteúdos que inspiram ação, como parte da campanha O que Você Faz Importa.

Lembrando que no Disney+ existe diversos conteúdos sobre o oceanos que podem ser encontrados nos canais da NatGeo dentro do Disney+, como O Segredos das Baleias, Expedição ao Delta do Okavango, O Reino da Baleia Azul, Tubarões do Triângulo das Bermudas, Derramamento de Óleo do Século, Atlântida – A Cidade Perdida, Ártico Ameaçado entre outros títulos.

E especialmente hoje, 8 de junho, a partir das 19h15, o canal linear do National geographic Brasil apresentará um especial com documentários temáticos que começa com documentário de ação e aventura Tesouro Submarino. Às 20h05, exibirá Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos, uma história repleta de aventuras e de uma beleza espetacular sobre o nascimento do movimento global para proteger o mar. Às 21h55, será exibido Planeta Azul: A Luta pelos Oceanos, que nos leva a uma provocativa viagem ao reino dos oceanos, testemunhando um momento crítico onde o mundo marinho está à beira de um precipício.

Quanto sabemos sobre os oceanos?

Segundo Catalina Velasco, principalmente por limitações logísticas e tecnológicas, a maior parte do oceano ainda é completamente desconhecida. Menos de 25% deste já foi observado, explorado diretamente, ou mesmo mapeado.

Quais são as 3 principais ameaças ao oceano?

De acordo com o biólogo marinho Daniel Venturini, as três principais ameaças ao oceano são: a sobrepesca e a destruição do habitat; poluição costeira e poluição de plástico; e a crise climática que leva ao aquecimento e acidificação do oceano.

O oceano permite a vida na Terra?

Segundo Laura Rodríguez (bióloga marinha), o oceano produz quase metade do oxigênio terrestre. Também absorve 50 vezes mais dióxido de carbono do que a atmosfera. Ele regula o clima e, além disso, proporciona segurança alimentar e econômica a milhões de pessoas.

O oceano atenua os efeitos da crise climática?

Segundo Cristian Lagger, o oceano é um grande atenuador dos efeitos da mudança climática, absorvendo enormes quantidades de CO2 e liberando oxigênio na atmosfera. Em suma, os oceanos, junto com as florestas tropicais e subtropicais, são um dos grandes pulmões do nosso planeta.

Por que o oceano é salgado?

Com base nas palavras da especialista Paola Rodríguez, a salinidade do oceano é resultado da erupção de rochas e isso é devido a duas fontes. Por um lado, o movimento natural da água do mar desgasta o fundo do mar. Por outro, todos os rios deságuam no mar e, à medida que passam, as rochas se erodem e forneces todos esses minerais que são carregados junto com a água.

Postagens Relacionadas