close button

PUBLICIDADE

Desenvolvedores dos jogos de terror da PlayStation detalhem o áudio 3D do PS5

Desde seu lançamento o PlayStation 5 tem surpreendido pela imersão que os novos recursos do controle, do processamento da imagem, mas os dois últimos jogos lançados, destacaram o som e a tecnlogia do Tempest 3D AudioTech como uma caracteristica marcante que transforma a esperiência ainda mais imersiva. E a PlayStation convidou os desenvolvedores de Returnal e Resident Evil: Village para comentar o diferencial do audio 3D do novo console.

Em seu blog oficial, a PlayStation detalha tudo sobre o som, mas vale destacar que o Audio 3D pode ser utilizado por vários fonos de ouvido através do dongle USB, um headset USB ou fones de ouvido conectados diremente no controle, e a experiência pode ser ainda mais imersiva escolhendo um dos cinco pergis de áudio 3D no menu do console.

Passamos bastante tempo decidindo sobre os cinco perfis de áudio nas configurações do console PS5. Cada pessoa ouve áudio 3D de uma forma diferente, então estas configurações ajudam os jogadores a ajustar o som para um nível mais próximo do que seus ouvidos percebem.

explica Kenichi Imai, Vice-Líder do Grupo de Engenharia da SIE Software, que ajudou a construir a tecnologia Tempest

A empresa aponta que notou o destaque que o Áudio 3D estava tendo em dois títulos de survivor horrorque tinham sido lançados recentemente, Returnal e Resident Evil: Village, e foram até as desenvolvedoras, Housemarque e Capcom, respectivamente, para saberem deles o que eles acharam da tecnologia e na imersão de seus jogos.

Confira abaixo o depoimento de cada um das desenvolvedoras, retirado direto no blog oficial da PlayStation:

É muito importante no gênero horror aplicar o medo à imaginação do jogador por meio de elementos que ele não pode ver. Quero que os jogadores possam desfrutar da experiência de encontrar um novo inimigo, mesmo antes de terem visualmente avançado sobre ele. Acredito que o áudio 3D tem as especificidades para realmente amplificar o que estamos buscando, não apenas antes que os jogadores tenham a oportunidade de ver um adversário, mas também ao entrar diretamente em contato com ele. Os sons que um adversário faz são mais intensos e preenchem o espaço em um ambiente 3D, o que ajuda a amplificar a imersão que um jogador pode sentir. Um nível extra de compreensão que só vai aumentar a tensão à medida que você for perseguido por Lycans rosnantes ou por Lady Dimitrescu e suas filhas.

Wataru Hachisako, Diretor de Áudio de Resident Evil Village

[Ele] lhe dá uma consciência total e em tempo real do campo de batalha. A tecnologia Tempest comunica informações essenciais para o jogador. Seja ditando posições inimigas, lhe dizendo o que está acima, abaixo, atrás de você; ou quando os sons são colocados no mix de áudio, como inimigos que você não pode ver têm prioridade maior em relação aos que você pode ver.

Quando você aperta o gatilho R2 de seu controle DualSense, o jogo dispara 3 raios sonoros tridimensionais a partir de sua arma. Quando esses raios atingem um obstáculo, seja ele uma parede ou outra forma física, um som de reflexão único é reproduzido para você. Por exemplo, exploda um túnel que se abre para uma câmara maior, e você ouvirá aquele eco continuar em cascata em volta daquele espaço todo. Esses sons posicionais são gerados em tempo real, tudo no instante em que você atira. É muito trabalho, e tudo por causa do áudio 3D. Não valeria o esforço, se não tivesse o áudio 3D.

explica Loic Couthier, diretor de áudio de Returnal

A PlayStation ainda explica que o mix de áudio de Returnal resequencia inteligentemente aquela melodia agradável (nas palavras de Couthier), dependendo da situação. Onde, em combate, eles são enviados para o segundo plano para permitir que você concentre seus ouvidos, e seus olhos, na ameaça imediata: o sinimigos que o cercam.

Obviamente, existe uma interface visual que ajuda você a descobrir a direção de onde vem um ataque ou inimigo. Mas o áudio 3D lhe diz a posição exata para chegar até ele. É uma ação de memória instantânea e muscular de virar e apontar para o inimigo. Sem o áudio 3D, você teria que navegar pela câmera até ver onde está o inimigo, e provavelmente sofreria algum dano devido ao tempo gasto na busca. A vantagem tática é enorme porque você ganha em tempo de reação e pode planejar uma estratégia de acordo com sua consciência do campo de batalha.

comenta Couthier sobre o direcionamento que o áudio 3D permite

Confira toda a materia divulgada no blog da PlayStation aqui

Returnal já está disponível exclusivamente para PlayStation 5, e Resident Evil: Village está disponível, pela primeira vez com dublagem em português, e disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC via Steam.

Postagens Relacionadas
Leia Mais

Minari | Indicados ao Oscar 2021

Esta história da vida coreano-americana é delicadamente enquadrada e se concentra em contar uma história realista, em vez…