close button

PUBLICIDADE

A Concerto is a Conversation

Um concerto é definido como uma composição musical para um instrumento ou instrumentos solo, acompanhada por uma orquestra. Esta é a definição de oxford, e a definição que o compositor Kris Bowers nos dá no início deste filme quando seu avô, Horace Bowers, Sr., pergunta a ele. Kris diz ao avô que o vaivém que os solistas fazem com a orquestra é como uma conversa. Isso então leva à conversa que Kris e seu avô têm um com o outro. A Concerto is a Conversation  é sobre as vidas que Kris e seu avô viveram e o que eles superaram como homens negros nos EUA. Este filme é dirigido pelo Ben Proudfoot e o próprio Bowers. O que torna este filme maravilhoso é a habilidade de Proudfoot e Bowers de comparar as vidas de Kris e de seu avô.

O que emerge é um conto de racismo aberto e, mais tarde, latente experimentado por Horace na segregação do Deep South (Estados do Suldeste dos EUA), de onde ele pegou carona sem um destino específico em mente. Aprendemos como ele rapidamente aprendeu que sua cor era contra ele aos olhos de muitos e então ele habilmente contornou o problema, entre outras coisas, enviando correspondência, tornando-se proprietário de seu próprio negócio de limpeza em dois anos.

Os cineastas freqüentemente permitem que os rostos de Kris e Horace preencham o quadro enquanto falam diretamente para a câmera, de modo que não há nada para distrair suas palavras e emoções visíveis. Isso é elegantemente entrelaçado com imagens mais relaxadas do par enquanto Horace prensa uma jaqueta para o recital de Kris.

A conversa, acompanhada apropriadamente por um concerto composto por Kris, flui em um ritmo suave. É acompanhado por imagens de arquivo da América da era Jim Crow e fotos de Kris como um garoto apaixonado pelo piano, que se abre para uma consideração da natureza dos espaços sociais e se as pessoas se sentem confortáveis ​​ou não dentro deles. Além da relação imediata entre Kris e Horace, esta também é uma carta de amor para a importância do apoio familiar e dos avós em todos os lugares, algo que Kris credita por ter dado a ele a confiança para seguir em frente com sua carreira. “Nunca pense que você não deveria estar lá porque você não estaria lá se não fosse”, Horace disse a Kris. Palavras sábias para netos em todos os lugares.

A Concerto is a Conversation é realmente uma história que vale a pena ouvir. Kris e Horace Bowers, viveram vidas incríveis. Suas histórias são inspiradoras, assim como este filme tamném o é.

Postagens Relacionadas