close button

PUBLICIDADE

Destacamento Blood

O excelente “Destacamento Blood” de Spike Lee começa com Muhammad Ali e termina com o Dr. Martin Luther King Jr., duas lendas que estão inextricavelmente ligadas ao movimento dos Direitos Civis e ao orgulho negro. Lee os usa para destacar outro ponto em comum: sua oposição vigorosa à Guerra do Vietnã. 

Para Ali, a objeção custou-lhe vários anos produtivos de sua carreira e seu título de peso pesado; para o Dr. King, esse novo enfoque foi possivelmente a gota d’água que levou ao seu assassinato. As primeiras palavras que ouvimos são a famosa explicação de Ali do motivo pelo qual ele se recusou a se alistar. As últimas palavras que ouvimos são de um discurso que King fez em 4 de abril de 1967, exatamente um ano antes de seu assassinato, onde ele cita o poeta Langston Hughes “Let America Be America Again”.

Em Destacamento Blood, Lee tenta desvendar toda a história da experiência do tempo de guerra dos negros americanos – desde homenagear o primeiro homem negro que morreu lutando por um país que não lutou por ele, até algo tão urgente quanto o assassinato de George Floyd. Sua história se estende por décadas e envia quatro veteranos negros do Vietnã de volta ao seu antigo campo de batalha em uma missão para localizar e repatriar os restos mortais de seu comandante, que foi morto em combate. Mas os ‘sangues’ também têm um motivo oculto. Durante uma de suas escaramuças na guerra, eles encontraram um esconderijo de ouro, que prontamente esconderam. Agora, anos depois, cada um deles danificado à sua maneira eles decidem combinar sua missão de resgate com uma caça ao tesouro.

Lee é um dos poucos diretores que leva a sério o comentário de Godard de que “Para criticar um filme, você tem que fazer outro”. Há críticas aqui, especialmente de filmes como “Os Boinas-Verdes (1968)”, “Rambo (1982)” e “Braddock – O Super Comando (1984)”, com um personagem brincando sobre como Hollywood voltou ao Vietnã para “tentar vencer a guerra” na tela. Também há comentários sobre como esses filmes eram brancos, com pessoas como Chuck Norris e Sylvester Stallone alcançando a glória mítica enquanto apagava alegremente o fato de que 32% dos soldados na selva eram negros. É esse tipo de encobrimento dos veteranos que Lee cria com seu elenco e sua história.

No papel, essa premissa provavelmente o faria lembrar “O tesouro de Sierra Madre“. Mas o que Lee está tentando fazer aqui é contextualizar o filme de guerra – e o cinema popular – de uma perspectiva negra. De fato, o roteiro original de Danny Bilson e Paul De Meo pedia que os soldados brancos voltassem ao Vietnã. Mas Lee e seu colaborador do “Infiltrados na Klan“, Kevin Willmott, subseqüentemente reescreveram e reconfiguraram Destacamento Blood no que é inconfundivelmente ‘uma junta de Spike Lee’.

Apesar de darem suas vidas pela América, guerra após guerra, os negros não encontram representação nos filmes sobre essas guerras. Alguns anos atrás, Lee criticou publicamente o cineasta Clint Eastwood por ignorar completamente a contribuição dos soldados negros em seus filmes consecutivos da 2ª Guerra Mundial, “A Conquista da Honra” e “Cartas de Iwo Jima“, que foram lançados em 2006. Quase como uma réplica, Lee lançou o primeiro filme de guerra de sua carreira, “Milagre em Sta. Anna“, em 2008, e providenciou o envio de uma cópia para Eastwood.

Da 5 Bloods é sua réplica a décadas de contação de histórias de Hollywood de uma perspectiva branca. Lee está roubando a narrativa dos poderosos homens brancos encarregados de moldá-la e reescrevê-la – de maneira metódica, paciente e furiosa.

Destacamento Blood

Destacamento Blood
5 5 0 1
Quatro veteranos afro-americanos lutam contra as forças dos homens e da natureza quando retornam ao Vietnã, décadas depois do fim da guerra, em busca dos restos mortais de seu líder e a fortuna em ouro que ajudaram esconder.
Quatro veteranos afro-americanos lutam contra as forças dos homens e da natureza quando retornam ao Vietnã, décadas depois do fim da guerra, em busca dos restos mortais de seu líder e a fortuna em ouro que ajudaram esconder.
5/5
Total Score
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Enola Holmes ganha data de estreia

A Netflix divulgou um teaser da nova produção Enola Holmes, baseada na personagem do Universo dondetetive Sherlock Holmes,…