close button

PUBLICIDADE

Opera | Curta-Metragem Animado

Um curta de animação de oito minutos, Erick Oh’s Opera se passa em uma pirâmide, que provavelmente pretende representar alguma forma da cadeia alimentar. Ele vai aumentando e diminuindo conforme o dia passa – representado por 12 dados – mostrando pequenos fragmentos de uma sociedade estranha.

Inspirado por Bosch, Michelangelo, Botticelli e pinturas murais de afrescos renascentistas, ele consiste em uma pirâmide gigante com atividades cíclicas que giram em torno do conflito humano.

No início, é bastante benigno. Um rei governa, os mortos são levados às pressas para os caixões, as pessoas se dedicam às artes, ao estudo dos vivos e realizam suas tarefas e uma cozinha continua. No entanto, à medida que desce, torna-se cada vez mais sombrio: uma sala de execução, onde os corações são colhidos para alimentar alguém.

Trabalho forçado em outras salas e prisões em outras. Uma sala tem um laço para quem está trabalhando, enquanto em outras as pessoas adoram ídolos e os burocratas se empanturram. Também parece haver uma clara divisão econômica nos níveis mais baixos, mostrada em como todo o ouro vem do lado esquerdo dos níveis mais baixos da pirâmide, e o lixo é lançado no lado direito.

Mas a verdadeira feiúra está sempre escondida no fundo, e essa talvez seja a parte mais importante do mundo que este filme pretende mostrar. Ele reflete, de muitas maneiras, a história da humanidade – e em outras, o presente. Se ele oferece um aviso para o futuro, permanece aberto à interpretação, mas uma coisa é certa: o Opera faz um uso incrível de cor e iluminação, com uma aparência muito estilística, não muito abstrata.

5/5
Total Score
Postagens Relacionadas

Troco em Dobro

Quando a Netflix apareceu em meados de 2012, ninguém tinha ideia da proporção que o streaming iria se…