close button

PUBLICIDADE

Agência Secreta de Contole de Magias

Uma divertida aventura de fantasia familiar com um título seco e burocrático como Secret Magic Control Agency é provavelmente a primeira pista de que a nova oferta de animação da Netflix é russa. No entanto é muito mais que isso, e o estúdio Wizart conseguiu se aplicar para todos os públicos, gantindo diversão para as crianças, e uma conversa para os adultos.  Os fãs dos Irmãos Grimm terão um presente extra com todas as maneiras como este filme radicalmente – e às vezes habilmente – retrabalha a clássica história de Hansel e Gretel (João e Maria aqui no Brasil) para um novo público.

Aqui, Gretel trabalha para a agência titular, que é basicamente os Homens de Preto, mas para mágicos e feiticeiros. Ela é uma agente especial que se destaca, quase lambe uma bota com uma devoção patológica limítrofe ao estado (que coisa russa!), Mas fica tão perplexa quanto qualquer outra pessoa quando um monarca do “Reino” vagamente definido, mas aparentemente pluralista, é sequestrado por um homem espaguete monstruoso trazido à vida pela magia negra. Sem ter a quem recorrer, a chefe da agência, a agente madrasta, pede a ajuda do irmão distante de Gretel, Hansel, um charlatão profissional que ganha uma vida decente fingindo poderes mágicos para multidões crédulas e tem experiência anterior em fazer pessoas e objetos desaparecerem sem deixar vestígios – mesmo se ele os devolver depois.

Naturalmente, os irmãos não se dão bem – Gretel nunca perdoou seu irmão por trair os princípios heróicos de seus pais (ela não sabe que ele gasta seus lucros ajudando os realmente necessitados com “moedas mágicas” que são apenas frias moeda), e como ela está tão presa à ideia de que conquistou tudo por meio de seu próprio trabalho árduo e diligência, ela está chocada que ele seja basicamente um vigarista vagabundo. Você pode esperar um ponto da trama sobre isso.

O grande ponto do filme, porém, é que logo no início de sua relutante parceria Hansel e Gretel são, através de meios mágicos, transformados em sua infância, tornando sua missão muito mais complicada, já que ninguém os reconhece ou os leva remotamente a sério. É aqui que a Secret Magic Control Agency entra em alta velocidade, juntando cenários de aventuras imaginativas com cenas mais calmas de união de irmãos e muitos riffs em propriedades estabelecidas. A sala de arquivo da agência é um tesouro de acenos e piscadelas para tudo, desde a Caixa de Pandora até o One Ring, e os estilos de humor e animação vêm de todos os lugares.

O que está faltando, na maior parte, é um único tema unificador além de um vínculo entre irmãos, o que é de se esperar dado o material de origem. Nem todos os filmes precisam ser sobre alguma coisa, obviamente, mas são melhores e mais abraçados quando o são. Fantasia é um genêro particularmente rico para revelar ideias específicas, mas Secret Magic Control Agency tem muitos para contar e nem de perto espaço suficiente para fazer algo que realmente se destaque. Existem, por exemplo, duas bruxas, uma uma Baba Yaga clássica que lembra mais um conto de fadas e a outra uma cozinheira descontente com projetos para enfeitiçar o estado usando biscoitos mágicos que mais parecem um arquétipo ocidental. Talvez se fosse uma série, haveria a possibilidade de explorar muito mais todas essas lacunas.

No entanto, é esse uma coisa de que venho percebendo caminhar com frequência. Nunca satisfeito com o que nos é entregado e sempre pensando que poderia ser mais. As vezes um filme é só um filme, com uma história legal, e mesmo com grandes potênciais, simplesmente deve ser como é.

Mas não se preocupe, pois há muitas aventuras agradáveis ​​para se ter aqui. As crianças ficarão compreensivelmente extasiadas com o visual, e há ajustes agradáveis ​​o suficiente na velha história que é satisfatório ver como todos eles se juntam, especialmente com detalhes como a famosa trilha de migalhas e a introdução dos próprios Irmãos Grimm. Um papel muito específico e, de fato, meta para a agência. Entre as animações da Netflix, Agência Secreta de Controle de Magias se encaixa ao lado de algo como Big Pai, Big Filho  como uma aventura animada divertida que é provavelmente melhor do que você esperava, mesmo que fique aquele gostinho de que poderia ser mais.

Agencia Secreta de Controle de Magias

Agencia Secreta de Controle de Magias
5 5 0 1
Uma entidade conhecida como Agência Secreta de Controle de Magias envia Hansel e Gretel, seus melhores e mais treinados agentes, para lutar contra a bruxa da Gingerbread House.
Uma entidade conhecida como Agência Secreta de Controle de Magias envia Hansel e Gretel, seus melhores e mais treinados agentes, para lutar contra a bruxa da Gingerbread House.
5/5
Total Score
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Querência

Querência é uma palavra usada em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, que significa “o lugar…