close button

PUBLICIDADE

Silenciadas | Coven Of Sister

É muito triste que tenhamos poucas boas história sobre inquisição às bruxas. Tirando o interessante e polêmico As Bruxas de Salém, com Daniel Day-Lewis e Winona Ryder, é difícil lembrar de outros bons títulos.

Dirigido e corroteirizado pelo argentino Pablo Agüero (Eva Não Dorme), o longa-metragem é uma espécie de releitura do obscuro Akelarre, filme basco lançado nos anos 1980 e dirigido por Pedro Olea que mostrava o embate cultural e religioso entre povos católicos com a cultura basca.

Inspirado na caça às bruxas promovidas no início do século XVII pelo juiz Pierre de Lancre (popularizada pelo historiador francês Jules Michelet), “Silenciadas” é mais uma produção espanhola (em parceria com França e Argentina) que chegou dia 11 de março Netflix em 2021. 

O longa segue de um grupo de amigas acusadas de bruxaria após a participação em uma festa em seu vilarejo, temos aqui quase um exercício de desenvolvimento de um clímax, poderoso e capaz de deixar uma vistosa (e virtuosa) impressão final ao espectador.

Agüero se vale de tintas mais modernas, como a relação amigável entre as protagonistas. Até mesmo mostra a frequente culpabilização das mulheres por coisas que fogem de seu controle ou que lhes são de direito — a beleza, a amizade, a dança, a diversão. É um filme interessante de ser visto agora, em plena era Me Too, podendo ser compreendido e interpretado profundamente, mostrando o valor dos movimentos feministas e sua importância para a geração de hoje.

O jovem elenco segura bem todo o peso dramático, até porque são muitos os momentos em que a tensão de fatos são expressas em monólogos – ou a partir da abordagem inquisidora de Rostegui, vivido por Alex Brendemühl.

O cuidado técnico visto em todos os 90 minutos é exemplar. Principalmente a fotografia esplêndida de Javier Agirre (do excelente e surpreendente Handia). Com seu jogo de luzes, o filme rapidamente ganha um tom fantasioso que faz toda a diferença. Isso sem falar da ambientação, restrita e certeira em suas intenções.

A lição trazida no filme, infelizmente, parece nunca envelhecer. Previamente condenadas, convivendo com o olhar inquisitorial da sociedade e aguardando o rótulo de bruxa louca, amante do diabo. “Silenciadas” não quer olhar o passado, porque acredita não ser necessário qualquer anistia às suas personagens. É apenas uma potente história sobre vozes que o destino reservou dia e hora para calar. O desafio, então, é tentar voar o mais alto que puder.

Silênciadas | Coven Of Sister

Silênciadas | Coven Of Sister
5 5 0 1
País Basco, 1609. Para adiar sua execução, um grupo de mulheres acusadas de bruxaria se oferece para realizar um Sabbath para os inquisidores.
País Basco, 1609. Para adiar sua execução, um grupo de mulheres acusadas de bruxaria se oferece para realizar um Sabbath para os inquisidores.
5/5
Total Score
Postagens Relacionadas