close button

PUBLICIDADE

10 melhores livros de fantasia de todos os tempos

Para os leitores que sonham com um novo mundo feito de criaturas mágicas, a realidade de nossas vidas pode não ser suficiente. Portanto, a literatura fantástica é muito popular e ocupa um lugar especial no coração de muitas pessoas.

Confira as dicas de livros de fantasia que todos precisam ler ao menos uma vez na vida. De diferentes épocas e lugares do mundo:

1. A Sociedade do Anel (1954)

Criado por J.R.R. Tolkien, professor e escritor inglês, este é o primeiro livro da saga O Senhor dos Anéis, composta por três volumes. Um dos mais importantes clássicos da literatura fantástica, a obra foi adaptada para uma trilogia cinematográfica de enorme sucesso internacional.

No livro inicial, descobrimos que existe um Anel que contem um poder incalculável e, para que não caia nas mãos erradas, precisa ser transportado até à Montanha da Perdição, onde será destruído. A missão é liderada pelo hobbit Frodo, que reúne um grupo capaz de realizar a travessia difícil e perigosa.

Assim é formada a Sociedade do Anel, composta por elementos com diferentes características e modos de agir: quatro hobbits, um mago, um elfo, um anão e dois humanos, que se unem para fazer o que é necessário para o bem comum.

2. A Guerra dos Tronos (1996)

O norte-americano George R. R. Martin tem sido um dos nomes mais marcantes da fantasia contemporânea. A Guerra dos Tronos inicia a famosa saga épica As Crônicas de Gelo e Fogo que inspirou a série televisiva Game of Thrones, da emissora HBO, arrecadando inúmeros fãs novos para o mundo da alta fantasia.

Atravessada por incontáveis batalhas pelo Trono de Ferro e o domínio dos Sete Reinos, a narrativa é influenciada por vários elementos mágicos como feiticeiras, dragões e até zumbis. No primeiro livro, conhecemos algumas figuras essenciais da história.

É o caso do clã Stark, Jon Snow, o bastardo que é enviado para a Muralha, o rei Robert Baratheon e a sua família, os terríveis Lannister. Também é aqui que começa a aventura de Daenerys, herdeira dos Targaryen, que consegue fazer eclodir três ovos de dragão.

3. As Brumas de Avalon (1979)

A obra da norte-americana Marion Zimmer Bradley é composta por quatro volumes: “A Senhora da Magia”, “A Grande Rainha”, “O Gamo Rei” e “O Prisioneiro da Árvore”.

Passada na época medieval e baseada no universo das lendas do Rei Artur e seus cavaleiros, a narrativa se foca nas experiências das figuras femininas do enredo. É o caso de Guinevere, Igraine, Viviane e Morgana, cuja vida é contada desde a infância.

Assim, o célebre livro de fantasia trata questões relacionadas com o paganismo e o contributo das mulheres para a história coletiva, que tem sido apagado ao longo dos séculos.

Em 2001, As Brumas de Avalon foi adaptado para a televisão por Uli Edel, através de uma minissérie exibida na emissora norte-americana TNT.

4. O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é a obra inicial de uma das maiores sagas de fantasia de todos os tempos: As Crônicas de Nárnia, do inglês C. S. Lewis.

A narrativa é protagonizada por quatro crianças, os irmãos Pevensie, e acontece no cenário da Segunda Guerra Mundial. Durante os ataques que estavam ocorrendo em Londres, os garotos se escondem na casa de um antigo professor.

Lá, encontram um armário que abre a porta para uma outra realidade chamada Nárnia. A partir deste ponto, os personagens se aventuram nesse novo mundo que enfrenta um inverno longo e rigoroso, criado através da magia.

5. Eragon (2002)

Eragon é o primeiro de quatro livros que integram a série infanto-juvenil Ciclo da Herança de Christopher Paolini. O protagonista que dá nome à obra é um garoto que encontra uma estranha pedra azul enquanto está passeando na montanha e decide guardar o objeto.

Mais tarde, ele percebe que se trata de um ovo que eclode e dá origem a um dragão. Eragon e a criatura, batizada de Saphira, se tornam companheiros inseparáveis.

No entanto, existem forças maléficas tentando capturar esse ser fantástico. O livro foi adaptado para o cinema em 2006 e também deu origem a um videogame.

6. O Feiticeiro de Terramar (1968)

Escrita por Ursula K. Le Guin, O Feiticeiro de Terramar é outra obra clássica da fantasia que foi pensada para o público infantil mas acabou conquistando a crítica e a atenção de leitores de todas as idades.

Passada nas ilhas imaginárias de Terramar, a narrativa conta a história de Ged, um garoto que nasceu com poderes e está estudando para se tornar um mago. Apesar de ser muito talentoso e inteligente, o prodígio também é indisciplinado.

Durante uma briga com um colega da escola, ele lança um feitiço, mas comete um erro e acaba invocando um monstro perigoso. Em seguida, Ged precisa aprender com os seus atos e resolver o problema que criou.

Esses livros inpiraram o filme Contos de Terramar dos estúdios Ghibli.

7. A Bússola de Ouro (1995)

A Bússola de Ouro abre a renomada saga de fantasia e ficção científica Fronteiras do Universo, do inglês Philip Pullman.

Aqui, as almas dos indivíduos são representadas por animais que os acompanham, designados de daemons. A protagonista da história é uma menina chamada Lyra que parte para o Ártico depois que Roger, seu melhor amigo, desaparece.

Com Pantalaimon, seu daemon e fiel companheiro, ela segue o rastro do garoto que foi sequestrado por uma organização religiosa sombria, o Magisterium. O livro foi adaptado para o cinema em 2007 por Chris Weitz, e agora tem uma série pela HBO intitulada “His Dark Materials”

8. O Pistoleiro (1982)

Considerada uma das obras-primas de Stephen King, A Torre Negra é uma saga de ficção científica e alta fantasia com elementos de faroeste e terror, escrita durante mais de três décadas.

O Pistoleiro, livro que abre a série literária, inicialmente foi publicado por capítulos na revista norte-americana The Magazine of Fantasy & Science Fiction.Roland de Gilead, o protagonista, é um pistoleiro que atravessa o deserto atrás do seu inimigo, “o homem de preto”.

Durante essa travessia, ele vai se aproximando cada vez mais do seu destino final, representado materialmente pela Torre Negra. A série literária foi adaptada para o cinema em 2017 pelo diretor dinamarquês Nikolaj Arcel.

9. O Ladrão de Raios (2005)

O Ladrão de Raios é a primeira obra da saga de fantasia e aventura Percy Jackson & os Olimpianos, escrita por Rick Riordan para o público juvenil.

Tomando como inspiração a mitologia grega, a série literária é protagonizada por Percy Jackson, um garoto que é atacado por uma Fúria enquanto visita um museu. A partir desse momento, ele passa a encontrar várias criaturas fantásticas ligadas a esse universo, como as Parcas, o Minotauro e a Medusa.

É assim que começa a jornada do jovem que descobre ser um “meio-sangue”, filho de um deus grego com uma figura mortal. A história foi adaptada para o cinema através de dois longas-metragens lançados em 2010 e 2013 e agora vai ganhar uma série pelo Disney+.

10. Jogos Vorazes (2008)

A obra de fantasia distópica, aventura e ficção científica escrita por Suzanne Collins deu origem a uma trilogia homônima e a uma série de filmes.

Vivendo numa realidade pós-apocalítica de escassez e desigualdades extremas, Panem é um país cuja população está dividida por distritos. Enquanto a Metrópole tem o domínio total, os jovens dos doze distritos precisam competir até à morte nos Jogos Vorazes, que são transmitidos na TV.

Esta é uma obra marcante entre a literatura com protagonistas femininas: a personagem principal é Katniss Everdeen, uma garota corajosa de dezesseis anos, que vai para os Jogos representando a região mais pobre do país.

Confira também nossa outra lista com +10 livros incíveis de fantasia que você precisa ler!

Postagens Relacionadas