close button

PUBLICIDADE

Hamilton

Farei algo que jamais me imaginei fazendo: analisando um musical. Por quê? Simples, não sou muito chegado em musicais. Até gosto deles, alguns acabam trazendo uma sensação muito boa de acompanhar uma história onde ela se desenvolve com ritmo musical, ou porque é tão ruim, que por ter músicas tão boas e um arranjo muito divertido, ela da a volta e fica boa – sim, estou falando de Mamma Mia. Mas musicais também podem ensinar, ou dar espaço a personagens históricos que são esquecidos, e este é o caso de Hamilton, um dos musicais mais populares da última década, e que ganhou uma versão gravada da própria peça feita com exclusividade para o Disney+, e que mesmo que já esteja no catálogo há algum tempo, só agora conseguimos acompanhar com a legenda que tanto pedimos.

Hamilton conta a história de Alexander Hamilton, o primeiro tesoureiro, ou Secretário do Tesouro dos EUA, quando os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra, e mostra a trajetória de Hamilton durante a guerra contra a coroa britânica, a vitória de sua nação, e o processo democrático do país que estava se formando e que ele teve muita influência. Além de acompanharmos sua vida pessoal e sua relação com as irmãs Schuyler e suas amizades e inimizades.

Não tem como falar de Hamilton sem apontar a mente, rosto e criador desta peça, Lin Manuel-Miranda, autor de diversas peças on Broadway, Hamilton é um, se não, o maior destaque de sua carreira pela singela adição de elementos criativos que engrandecem a narrativa e fazem uma dupla serviço de entretenimento: apresentar um fragmento da história além de divertir.

O grande ponto que faz de Hamilton algo único – do meu ponto de vista – é a genialidade de inserir elementos de rap e R&B para contar a história. Mistura isso com coreografias de balé mais contemporâneo, e uma história bem novelística, aos moldes de Shakespeare moderno, e Hamilton entrega guerra, traição, romance, triângulo amoroso, dramas e inúmeras pontas de comédia.

Quase que nunca que vemos os personagens falando de fato, apenas cantando ou declamando em diálogos ritmados, com doses sarcásticas e bem humoradas, e que desenvolve as camadas dos personagens a cada nova estrofe, rima ou ação detalhada no palco. Temos a introdução do protagonista e um breve resumo logo na primeira música, Alexander Hamilton, que é complementada com a terceira música, My Shot, e outras músicas, dedicada à outros personagens, entregam mais camadas do personagem principal, além de apresentar muito bem seus respectivos personagens.

Tenho para mim que o número que mais me fisgou foi o número Satisfy, que apresenta uma cena em retrocesso mostrando as camadas da irmã Schuyler, Angelica (Renée Elise Goldsberry), que escondia uma paixão por Hamilton, mas deixa o caminho livre para sua irmão do meio, Eliza (Phillipa Soo).

Hamilton entrega algo único, um musical de rap e R&B, com direito a batalha de rimas, representando os debates políticos que construíram a democracia estadunidense, e por ser uma gravação da peça, a emoção transmitida consegue ser cem vezes maior, e leva o telespectador para dentro da plateia, e mistura de forma orgânica o clássico com movimentos de balé com o contemporâneo e moderno com a trilha sonora.

Hamilton já está disponível com legenda em português no Disney+

Hamilton

Hamilton
5 5 0 1
Musical narra a história da independência dos Estados Unidos como colônia britânica e os primeiros anos de país democrático pela perspectiva de Alexander Hamilton, o primeiro Secretário do Tesouro, que teve grande influência antes, durante e depois para a construção da nação
Apesar do atraso para uma localização legendada, Hamilton mostra o porquê é um dos musicais mais populares dos últimos anos: misturando elementos clássicos de musicais, com uma pegada que nunca imaginávamos que veríamos num palco, Hamilton é uma grande novela sobre a construção da nação estadunidense sob a perspectiva de uma figura importante e equilibra modernidade em suas musicas modernas, numa época onde tal elemento não existia, mas que consegue ser convincente, e diverte ao mesmo tempo.
5/5
Total Score
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Soundbar HT-S350 SONY

Essa semana a Sony lançou aqui no Brasil sua Soundbar HT-S350. O modelo conta com conexão Bluetooth e…