close button

PUBLICIDADE

Ano Hana

Quando recebi a indicação deste Ano Hana, me disseram que eu iria chorar muito, e que nem deveria ver na TPM para não causar ainda mais estragos no emocional já abalado. Eis que claramente não segui os conselhos e cá estou eu falando sobre esse anime que é sim maravilhoso, mas não me fez ficar tão emotiva quanto as pessoas falaram.

Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (nome grande demais, mds!) para os mais íntimos conhecido como Ano Hana, conta a história de seis amigos: Jinta, Meiko, Naruko, Atsumu, Tetsudou e Chiriko. Quando ainda crianças eles eram inseparáveis, viviam curtindo aventuras juntos e se chamavam de “Super Protetores da Paz”. Tudo isso muda quando, em um certo dia, Meiko “Menma” acaba sofrendo um acidente fatal. Isso faz com que o grupo pouco a pouco vá se separando.

Dez anos após essa tragédia, Menma aparece misteriosamente para Jinta, dizendo que ele precisa conceder um desejo dela. Menma não se lembra exatamente qual é este desejo, mas diz que precisa de todos seus amigos (os Super Protetores da Paz) para que esse desejo fosse realizado. O problema é que eles já não são mais um grupo de amigo. Logo após a morte de Menma, todos se separaram e seguiram com rumos bem diferentes em suas vidas.

Mas mesmo vivendo essas vidas separadas, Jinta decide reunir o grupo de amigos para poderem ajudar a garota. Mas nessa reunião outro problema surge: Se juntarem novamente implicou em trazer a tona sentimentos que estavam guardados a dez anos. Então, os amigos precisarão lidar com seus sentimentos de culpa e conflitos internos, que carregam desde o fatídico dia. Assim o esforço para ajudar Menma também ajudará a si mesmos.

Todos os episódios de Ano Hana são muito bem trabalhados, e sim carregam uma carga emotiva que transmite os traumas dos personagens e até te deixa um pouco abalado conforme as revelações são mostradas. No entanto, confesso que não chorei em todos eles. Há alguns que são mais fortes que outros, mas confesso, que no ultimo episódio onde os verdadeiros sentimentos são revelados, apenas fiquei inconformada.

Veja, que tudo, todos os traumas, os sentimentos de culpa que todos eles carregam são movidos pelo ciúmes e inveja. A culpa por se sentirem daquela maneira e de certa forma não conseguirem tratar isso, porque a garota morreu. Nada que uma terapia e algumas horas de conversa entre eles não tivesse resolvido. Literalmente isso é mostrado quando todos eles conseguem colocar isso para fora. As coisas simplesmente melhoram. Mas consigo compreender, porque sabemos que o diálogo pode ser muito mais difícil, principalmente quando se trata de nossos sentimentos e de expô-los a outra pessoa.

No entanto exatamente por ver desta maneira, não consegui me sentir tão emotiva nesta cena, enquanto muitos acham que ela é uma das mais fortes. Confesso que me emocionei mais na despedida. Quando todos finalmente disseram o adeus que queriam. Ver todos em paz consigo mesmo foi muito mais poderoso do que qualquer outra cena do anime.

Ano Hana é um anime sobre amizade e empatia. É impossível, mesmo que odiando, você não sinta a profundidade emocional de cada um dos personagens. O anime de apenas 11episódios vai te fazer rir, chorar e refletir sobre as coisas que acontecem na vida e que foge do nosso controle, e sobre como lidamos com isso.

Não foi tão dramático quanto esperava, mas valeu cada minuto. É lindo e imersivo. E está disponível na Netlfix.

Ano Hana

Ano Hana
4 5 0 1
Um grupo de seis amigos de infância se separam após um deles, Meiko "Menma", morrer em um acidente. ... Em um dia de verão, porém, Menma aparece para Jinta, com uma aparência mais velha, pedindo-lhe ajuda para realizar seu desejo. Ela acredita que precisa realizá-lo para cumprir seu destino.
Um grupo de seis amigos de infância se separam após um deles, Meiko "Menma", morrer em um acidente. ... Em um dia de verão, porém, Menma aparece para Jinta, com uma aparência mais velha, pedindo-lhe ajuda para realizar seu desejo. Ela acredita que precisa realizá-lo para cumprir seu destino.
4/5
Total Score
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Hebe ganha primeiros pôsteres

A Warner Bros divulgou os primeiros pôsteres mais “Que Gracinha” do filme Hebe – A Estrela do Brasil.…