Umbrella, é um curta brasileiro dirigido por Helena Hilario e Mario Pece. O nome inglês, que em português significa “guarda-chuva”, visa tornar a obra mais abrangente para o público mundial. E funciona completamente, afinal o filme está na corrida para ser indicado ao Oscar de melhor curta de animação.
Umbrella está disponível no canal do YouTube do Stratostorm até hoje (31/01/2021). O filme conta a história de um pequeno órfão que, sem motivo aparente algum, encanta-se por um guarda-chuva amarelo, pertencente a uma mulher que visita o orfanato em que ele vive. Embora comum, o garoto descobre que o objeto pode fazer muito mais do que apenas protegê-lo da chuva.
A animação é de uma qualidade estupenda. Os personagens se movimentam suave e organicamente, objetos e construções possuem texturas bem feitas e cuidados com os mínimos detalhes se revelam. Esses detalhes dão força para a narrativa e acrescenta a imersão da história.
A ideia e base de Umbrella veio de uma situação real vivida pela irmã da diretora. Moradora de Palmas, no Paraná, ela levou brinquedos a uma instituição, onde conheceu um garoto que pediu um guarda-chuva, justificando seu pedido com a seguinte frase: “Quando meu pai me deixou aqui, estava chovendo, então acho que se eu tiver um guarda-chuva, meu pai vai me buscar”. Se isso não não te deixa mal e de coração partido, pouco provável que qualquer outra coisa fará.
Umbrella não usa falas, mas aqui se vale das expressões para transmitir seus sentimentos. Ao focar nas expressões e nos olhares, a comunicação se dá por emoções, o que a torna universal. E tudo acompanhado de uma trilha sonora que somente te imerge na mensagem e é impossível não sentir tudo o que está se passando.
Em questão de minutos, o Umbrella cria um universo completo, permitindo que os espectadores se encontrem com os personagens e suas histórias e usem suas histórias para pensar sobre os problemas mais amplos encontrados pelas pessoas ao redor do mundo. Considerar a trajetória do outro e se colocar no seu lugar é um convite à empatia. É lindo, sob a influência de um tsunami emocional, inúmeras sensações transbordam na tela, tocando o coração das pessoas. Nesse caso, é impossível não sentir um certo orgulho ao ver algo dessa qualidade criado pelos brasileiros.
Antes de chegar ao YouTube, Umbrella passou por diversos festivais e agora está na lista de produções consideradas para a categoria de “Melhor Animação em Curta-Metragem” no Oscar 2021, que acontece em 25 de abril. Estamos na torcida!