close button

PUBLICIDADE

Sessão Nostalgia | Frankie e Johnny (1991)

Quando se trata de comédias românticas, é certo falar que as fórmulas que funcionam não são coisas desta geração. Então quando assistimos a um filme que seja do século passado, não esperamos ver muitas coisas diferentes do que estamos acostumados. E, Frankie e Johnny não foge da forminha não.

Eis que dúvido que Al Pacino não tenha sido crush de toda a geração dos anos 1970 até os dias de hoje. Michelle Pfeiffer também é outro grande exemplo de atriz com uma carreira riquissíma. E não foi a primeira vez que trabalharam juntos, tendo feito Scarface em 1983. E aqui em Frankie e Johnny eles protagonizam o filme que leva o nome de seus personagens.

Pfeiffer é a Frankie, uma garçonete solteira que vive em um apartamento no centro de Nova Iorque. Pacino vive o Johnny, um ex-presidiário cozinheiro que consegue uma vaga no mesmo restaurante que Frankie. Logo ele se encanta por ela, mas Frankie é uma mulher obstinada e não está nenhum pouco a fim de se relacionar. No entanto, os dois passam a se conhecer melhor, e apesar de altos e baixos, por fim eles ficam juntos.

Os eternos clichês das comédias românticas

A fórmula dos filmes de comédia romântica é sempre o fato que ser solteiro é algo ruim. Fato é que tem filmes (tipo Amor com Data Marcada) que chega a ser abusivo nestas questões. Como se ser solteira (principalmente para as mulheres) fossem o fim do mundo. Frankie e Johnny também brinca com isso, apesar de nos apresentar um significado mais profundo e que se justifica a relutância de Frankie em ficar com Johnny.

Al Pacino aqui é um romantico incorrígivel. E um grande leitor. Nos dias de hoje Johnny seria descrito como “emocionado”. Ele é o cara que se entrega sem medo aos seus sentimentos, e os expressa mesmo com toda a relutância de Frankie em aceita-lo. Galante, como só poderia ser em 1991, ele é insistente e enxerga em Frankei e grande mulher que ela reluta em ver em si mesma.

Apesar dos clichês pré existentes, o filme se vale de incríveis diálogos, boas discusões e poesias de Shakespeare. Além é claro da Nova Iorque de antes do 11 de setembro, que nos remete a uma boa nostalgia. Frankie e Johnny não é um filme para se ter no top dez, mas entre os românticos tem sim seu valor, e certamente encanta e emociona pela simplicidade e até pelo tom meio brega.

O filme está disponível no Amazon Prime Vídeo

Frankie & Johnny

Frankie & Johnny
3 5 0 1
Johnny acaba de ser libertado da prisão e recebe um emprego em um café junto com a garçonete Frankie, que é um pouco solitária, mas Johnny está determinado a fazer seu romance florescer.
Johnny acaba de ser libertado da prisão e recebe um emprego em um café junto com a garçonete Frankie, que é um pouco solitária, mas Johnny está determinado a fazer seu romance florescer.
3/5
Total Score
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Opera | Curta-Metragem Animado

Um curta de animação de oito minutos, Erick Oh’s Opera se passa em uma pirâmide, que provavelmente pretende…