publicidade

Pinocchio (2019)

Pinocchio é a mais nova adaptação do conto As Aventuras de Pinóquio escrita por Carlo Collodi. O filme que entrou em cartaz aqui no Brasil dia 21 de janeiro é uma produção Italiana.

Quando pensamos em Pinóquio decerto que em sua imaginação vem o filme de 1940 da Disney. Mas diferente da animação, o filme em live-action tem uma proprósta completamente diferente.

O dinamismo do filme é muito mais lento, e seus acontecimentos se desenrolam sem pressa alguma. Aqui acompanhamos o boneco de madeira em suas descobertas e aprendizados para se tornar uma boa pessoa e virar um garotinho de verdade. Muito mais próximo do conto original, o filme não se apressa em nenhum momento para contar a estória de Pinóquio.

Percepção diferente

É certo que as obras que já conhecemos de Pinóquio mantém assuntos que são assombrosos mesmo para uma animação. Aqui esses assuntos não se perderam. Mas talvez por já ter feito uma análise do filme animado da Disney, aqui eu tenha sentido uma mensagem diferente na visão de Matteo Garrone, diretor do longa.

Não sei se foi a intensão dele, mas enquanto assistia Pinocchio senti que houve também uma crítica em relação aos mentores/pais principalmente em cenas da Fada Azul (Marine Vacth). Depois de adulta, pois ela seria a representação da visão materna para Pinóquio; E a Fada Azul não está ali para as funções de mãe. Então apesar das lições que ela dá a Pinóquio, ela não serve exatamente como mentora dele.

Ao meu ver o que isso passa é exatamente a ideia de que como responsáveis, não devemos somente dizer o que as crianças podem ou não fazer, mas também ajuda-las a se corrigir, e a não cometer o erro novamente.

Além disso, Pinocchio é muito mais fiel aos acontecimentos do livro e se afasta das demais obras que já foram adatpadas para o cinema. Ele se vale das lições sobre estudos e bom comportamento, mas o conta a sua própria maneira.

Maquiagens e Efeitos Especiais

Primeiramente gostaria de resaltar que o trabalho de maquiagens ficaram muito bons, mesmo que eles possam te causar um grande estranhamento. Os personagens animais, como Grilo Falante, o Gato, a Raposa e a Caracol são bem caricatos e pode até mesmo ser exagerado, mas completa o ar mais sombrio que o filme te apresenta.

Essa arte foi bem executada e trouxe um ar mais obscuro e um tanto exagerado, tornando o design dessas criaturas semelhante ao universo de Tim Burton. No entanto, mesmo que essa aparência possa causar desconforto, também é possível entrar em um mundo imaginário e transformar umo boneco em uma ideia de “menino de verdade”. A textura da maquiagem feita em Ielapi é particularmente eficaz, dando a impressão de que realmente há madeira em seu rosto.

Nostálgico

Por fim, Pinocchio nos entrega um sentimento conflitante e nostálgico entre revisitar clássicos da infância e estabelecer uma nova perspectiva para narrar a história dos personagens do filme. O longa tem uma visão mais consciente, mais dura e mais trágica. Infelizmente, isso era mais comum quando Carlo Colodi escreveu a história original e, para suavizar a história das crianças, essa realidade geralmente é ignorada.

Pinocchio

Pinocchio
4 5 0 1
Gepeto é um solitário marceneiro que sonha em ser pai e deseja que Pinóquio, o boneco que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.
Gepeto é um solitário marceneiro que sonha em ser pai e deseja que Pinóquio, o boneco que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.
4/5
Total Score


publicidade
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Pieces Of Woman

“Pieces of a Woman”, trata de forma poética e sensível, sem medo de chocar o ciclo “não-natural” da…
FecharX