close button

PUBLICIDADE

5 livros de fantasia com protagonistas não-brancos

A supremacia branca em personagens literários é muito real. Autores e autoras como praxe sempre nos oferecem protagonistas brancos como personagens principais, ou ainda simplesmente ignora a existencia de outras etnias ao descreverem seus personagens e criarem seus mundos. Pensando nas diversidades que podemos ter em nossas bibliotecas, separei aqui uma lista com cinco livros com protagonistas não-brancos para que você possa ler. Vem comigo!

Rainha Vermelha (Victoria Aveyard)

Bem, diferente do que dizem as fanarts e também os fãs-casting, Mare Barrow NÃO é branca! Em suas caracteristicas ela é descrita como “morena”. E sim, isso é um jeito brasileiro de falar que a moça tem pele escura. Sem contar que a autora sempre diz que sua atriz favorita para interpretar a Mare é Linsey Morgan. Então vamos parar de embranquecer a personagem! ELA É DE COR!

A Rebelde do Deserto (Alwyn Hamilton)

Bem, aqui toda a história se passa em um mundo inspirado nas Arábeas. Além da nossa personagem não ser branca, os demais que também fazem parte da história não o são da mesma forma. Aqui a história acompanha Amani, uma atiradora exímia que acaba se envolvendo com uma rebelião e se tornando uma das principais figuras para libertar seu reino das garras de um sultão cruel.

O Fogo entre a Névoa (Renée Ahdieh)

Aqui nós temos uma releitura de Mulan, só que ambientada em um Japão Feudal. Todos os personagens são japoneses e a cultura deles obviamente está em pauta. O livro tem fantasia, mitologia, romance, investigações e tudo que torna um livro de fantasia perfeito. É uma leitura maravilhosa. Sério, simplesmente uma das minhas melhores leituras de 2021, e isso porque o ano mal começou.

Filhos de Sangue e Ossos (Tomi Adeyemi)

O livro é inspirado em mitologias do Oeste Africano. Inclusive a autora se dedicou a estudar muito sobre isso enquanto ficou aqui no Brasil. Todo os personagens são negros e as duas vozes narrativas principais são de Zélie e Amari, que são completamente opostas, mas que carregam toda a magia da história.

Winter (Marissa Meyer)

Acho que o mais legal deste livro é o fato de ser uma releitura de Branca de Neve e a protagonista ser negra. Ah, e isso de forma alguma interfere na forma como os demais personagens a veem. A inveja da madrasta é real, e Winter é descrita como “perfeita”,o simbolo da beleza. Não precisamos de mais nada. Esse livro faz parte da série Crônicas Lunares, que são re-contos dos contos de fadas que tanto amamos.

Conte aqui nos comentários se você já leu algum destes livros. Espero que tenham gostado. Lembrando que vocês sempre podem usar nosso link Amazon para adquirir os livros. Assim você ajuda o Geek Antenado a continuar trazendo muitos conteúdos legais.

Ah, e aproveite para ler nossas outras indicações literárias!

Postagens Relacionadas