publicidade

Euphoria – Troubles Don’t Last Always

Um dos grandes hits da HBO de 2019 – como se a emissora não tivesse muitos – Euphoria teve um boom no ano passado, ao retratar um grupo de jovens com seus problemas e vícios em uma produção simplesmente incrível, seja pela sua estética ou sua trilha sonora marcante, a série marcou ainda mais quando neste ano, ela levou nada menos que o Emmy de Melhor Atriz para Zendaya, a protagonista da série. A segunda temporada é um desejo dos Euphoricos, mas até tudo se normalizar, a HBO produziu um especial para acalmar os fãs e ainda já prepará-los para os próximos dilemas de Rue e companhia.

Após o grande cliffhanger da primeira temporada quando Rue tem uma recaída, e a série nos apresenta um número musical inesquecível, carregado de significados e analogias a própria personagem ter tido uma overdose, o especial coloca Rue (Zendaya) numa conversa bem intimista sobre vício, religião, criação e relações com seu padrinho no caminho para a sobriedade de entorpecentes Ali (Colman Domingos). Em um episódio com pouco mais de cinquenta minutos apenas com uma conversa entre os dois, com apenas uma interação com terceiros, e uma cena carinhosa de abertura que deixa aberto a interpretação, o episódio entrega respostas do final da primeira e nos entrega mais a respeito de Rue e de Ali.

O criador da série Sam Levinson nos entrega um episódio simples, mas muito tocante. Além de dirigir e produzir o episódio, ele assina o roteiro, que mantém o tom intimo de confiança dos personagens numa escolha mais fechada nos rostos dos personagens, e isso aproxima ainda mais o telespectador para compreender o que se passa na cabeça não apenas de Rue, mas também o que se passava na cabeça de Ali, quando o mesmo relata seu período no vício. E então temos a conversa indo para várias pautas que sempre apareceram quando tentamos entender o vício por si só.

O episódio por ser mais intimista – e não é copiando o termo de colegas, mas que não tem outra forma de falar desta situação de outra forma – consegue entrega a empatia que sentíamos quando acompanhamos a primeira temporada, mas que acabávamos nos perdendo a atenção pela quantidade de histórias paralelas que se desenvolviam simultaneamente com a da protagonista, e como estas histórias muitas vezes não influenciavam ou eram influenciadas pelas ações da protagonista. Estar focado reforça o laço empático que criamos com Rue.

Diferente da primeira temporada, até por conta das restrições de distanciamento, o episódio acaba não apresentando a criativa forma de gravar cenas em movimentos, e troca de cenários complexos, marca da série, ou até os planos sequências imaginativos. Mas isso não destoa da essência da série. Se mantendo em apenas um cenário – uma cafeteria durante a noite – toda nossa atenção fica na conversa que viaja pelo mistério do vício, aspirações para o futuro, a culpa de ações do passado, religião e seu papel na construção da personalidade do indivíduo, e se a crença ajuda no caminho a trilhar.

Seria redundante falar sobre a interpretação de Zendaya, mas ela está maravilhosa como sempre. Colman consegue tanto ser uma escada para Zendaya brilhar em seu diálogo, como tem momentos importantes do personagem que são bem trabalhados pelo ator, e conseguimos nos relacionar com ele. Fica aqui uma parte quando vemos Ali perguntar sobre recaída a Garçonete Miss Marsha (Marsha Gambles), e uma conversam verdadeira sobre fé e força de vontade de se manter limpo.

O episódios especial Problemas Não Duram para Sempre de Euphoria serve com um acalento para o euphoricos de plantão, que mal se aguentam para saber quando que a segunda temporada será lançada, mas também funciona como um preparativo para saber o que real aconteceu – ou na verdade ver que está tudo bem – e que construído para ser apenas uma conversa entre dois personagens, com pouca interação de fora, dá mais profundidade aos personagens e sua relação de confiança e vulnerabilidade pessoais, para vemos uma reviravolta para quando a nova temporada chegar.

Euphoria - Troubles Don't Last Always

Euphoria - Troubles Don't Last Always
4 5 0 1
4/5
Total Score


publicidade
Postagens Relacionadas
Leia Mais

Pinocchio (2019)

Pinocchio é a mais nova adaptação do conto As Aventuras de Pinóquio escrita por Carlo Collodi. O filme…
Leia Mais

Years & Years (1ª Temporada)

O futuro sempre foi assunto para o entretenimento. Imaginar como seria daqui cinco, dez, vinte, cinquenta, cem anos…
FecharX