Um Amor Para Recordar | As diferenças entre o filme e o livro

Quem não se emocionou com a bela história de amor entre os adolescentes Jamie Sullivan e Landon Carter, interpretados por Mandy Moore e Shane West, no clássico filme adaptado do livro de Nicholas Spark Um Amor Para Recordar“?

O filme lançado em 2002, já completou 18 anos desde a sua estreia, e com certeza é o queridinho de muitos que ama um bom romance que nos fazem chorar horrores.

Até então eu nunca tinha lido o livro em que o filme se inspirou, e recentemente tive essa oportunidade, e como sabemos, muitas produções modernizam suas histórias para que ela combine mais com a época em que está sendo lançada e também mudam algumas coisas na narrativa para que se encaixe melhor no formato das telonas.

Por isso trouxe aqui um destaque de sete coisas que acontecem no filme, mas que é bem diferente nos livros.

Nem preciso dizer que vai rolar spoilers, né?

Vou começar falando sobre a época em que se passa a história, enquanto no filme, é início dos anos 2000, toda a historia do livro se passa lá no final da década de 1950, especificamente entre 1958 e 1959.

Landon Carter: O personagem do livro é bem diferente do apresentado no filme. Enquanto em tela, Landon é mais rebelde, e as vezes até meio babaca, no livro ele é mais “normal” e apesar de ser considerado um “rebelde“, por comer amendoin com os amigos no cemitério, ele não tinha atitudes tão estúpidas quanto no filme.

Jamie Sullivan: A Jamie dos livros é muito mais passiva, e a narrativa que Nicholas Sparks traz ao livro tem uma conotação muito mais religiosa ligada a personagem do que apresentada no filme. A Jamie dos livros nunca daria uma “patada” em ninguém como ela faz no filme ao dizer ao Jin que Deus não lhe deu um suéter novo porque estava ocupado procurando por seu cérebro.

A peça de teatro: Bem, primeiro vou destacar que enquanto no filme Landon é obrigado, como forma de punição, participar das aulas de teatro, no livro ele se inscreve voluntáriamente na aula, porque era isso, ou química, e ele preferira a mais “fácil”. Outra coisa que é bem diferente, é que enquanto no filme é uma apresentação escrita por outro aluno, no livro toda a peça é escrita pelo Reverendo Sullivan, e se trata de um espetáculo de Natal.

Astrologia e Lista de Coisas a se Fazer: Isso foi algo única e exclusivamente feita para o filme, mas ficou perfeito não é?

O Primeiro beijo: É completamente diferente a forma como as coisas acontecem. Enquanto no filme, é ao final da peça, no livro acontece na frente da casa da Jamie em um contexto bem diferente, mas que é igualmente romântico e fofo.

“Você não pode se apaixonar por mim”: Essa frase no filme, é dita por Jamie, depois que Carter pede ajuda dela com as falas da peça, já no livro o contexto é bem diferente. Lá, Jamie diz isso a ele, depois que ele a chama para o Baile de Boas Vindas! Sim, eles vão ao baile juntos! É aquele clichê que tanto amamos.

Se você gostou, e quiser adquirir o livro pra saber mais sobre Landon e Jamie, só clicar neste link!

Um Amor Para Recordar está disponível no Telecine!

Related Posts