Você já se perguntou o que considerar na hora de comprar um monitor gamer?

O Bruno Morari, diretor de Marketing e Produtos do Grupo TPV no Brasil deu algumas dicas sobre o que é necessário analisar na hora de comprar seu monitor gamer e eu vou dar uns pitacos também para deixar a dica bem completa para vocês.

O que define um monitor gamer?

Partindo do início, saber o que define um monitor gamer é fundamental. Basicamente, um monitor com taxa de atualização a partir de 60Hz e menos de 5 ms de tempo de resposta.

Obviamente sabemos que somente essa informação não é o suficiente para o consumidor. Afinal, o que deve ser levado em consideração na hora de comprar o monitor gamer?

Essa, certamente, é uma questão que paira a mente dos gamers, desde o mais experiente até o iniciante, claro.

1. Liste suas necessidades

O primeiro passo para começar a pesquisar e saber do quê você realmente precisa é listar o que você quer no seu futuro monitor gamer e bater isso com suas necessidades mínimas.

Saber qual o tipo de jogo, as especificações que fazem mais sentido para você e levar sempre em conta o seu estilo de jogador é fundamental para definir suas escolhas.

2. Ultrawide ou widescreen?

Talvez, ao questionar seus amigos, parentes ou fazendo uma busca na internet, você tenha encontrado que a primeira coisa a se considerar é o tamanho da tela.

Certamente o prazer de jogar em uma tela grande não é algo descartável, mas nem sempre isso deve ser o primeiro ponto para sua decisão.

Como jogador, você deve se basear no tipo de jogo que você mais joga. Considerar o estilo de jogo que você mais curte, vai ser determinante.

Por exemplo, um jogo FPS não necessita de uma tela ultrawide, por você não necessitar de tanto campo aberto de visão ao mesmo tempo. Você vai se focar em pontos específicos e um monitor widescreen já é o suficiente.

O mesmo se aplica para um game de simulador como flight simulator. Em uma tela widescreen você perde campo de visão, o que se torna necessário para esse tipo de jogatina.

3. O tamanho da tela é tudo?

Ainda sobre o tamanho de tela, não há uma regra aqui para quantas polegadas é o ideal para um monitor gamer.

Segundo o Bruno da TPV, o tamanho que se destaca no mundo de aficionados em games é o de 24″ e 27″. Claro que você pode decidir por tamanhos maiores e por tipos diferentes de tela.

4. Saber as diferenças entre Ultrawide e Widescreen também é importante.

Falamos sobre monitor widescreen, ultrawide e talvez tenham pessoas que não saibam bem do que se trata, então é importante explicar isso. Se você já sabe, da um revisada, só para ter a resposta na ponta da língua quando os parentes e amigos vierem te pedir aquele toque.

Widescreen

  • Perfeita para jogos competitivos, por exemplo, FPS, MOBA, RPG;
  • Visão total de tudo que está acontecendo dentro do jogo, sem necessidade de mexer a cabeça;
  • Por padrão, os jogos são desenvolvidos para funcionar no formato Widescreen “16:9”;
  • Abrange muito mais monitores com ajuste de altura.

Ultrawide

  • Perfeita para usar em simuladores;
  • Campo de visão amplo, para quando for necessário visualizar diversas informações ao mesmo tempo;
  • Alguns jogos são desenvolvidos para também suportar ao formato Ultrawide;
  • Não só para jogos, mas também é útil para o home-office e atividades multitarefas, como edição de vídeos e uso de múltiplas janelas.

Escolher o melhor monitor para horas e horas de jogos e performance requer muita pesquisa e atenção, pois alguns fatores podem estragar a experiência do gamer em relação à utilização adequada, como: perder o foco com um jogo incompatível com uma tela ultrawide; monitores com poucos ajustes; e tecnologia que cause cansaço por causa da má postura ou emissão de luzes nocivas aos olhos. 

Outros fatores cruciais são a combinação com um hardware compatível, taxa de atualização e tempo de resposta, que garantem maior performance. Afinal, milissegundos de atraso entre o comando do mouse ou teclado e a execução na tela podem significar perder uma partida.

Escolher com sabedoria o monitor gamer é essencial. É como escolher o próximo movimento do personagem na tela.

Sobre a TPV

O Grupo TPV está no Brasil desde 1997 e possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus, onde também produz, em regime de OEM, para várias marcas, com atuação nacional e internacional. A TPV Technology Limited ( www.tpv-tech.com.br ) é a principal fabricante global de telas de LCD. Atualmente, produz no País monitores e TVs e importa uma linha de fones de ouvido, com sua marca própria AOC, marca Philips (sob licença para monitores, televisores e áudio) e em regime de OEM para várias marcas, com operação nacional e internacional. O Grupo TPV está listado nas bolsas de valores de Hong Kong e Cingapura desde outubro de 1999. Site: www.tpv-tech.com.br.

Related Posts