A Todo Vapor, Minissérie steampunk chega a Prime Video

Chegou na última segunda-feira (7de setembro) no Prime Video a minissérie brasileiros steampunk À Todo Vapor, spin-off de Enéias Tavares e primeiro de seu gênero brasileiro.

Pôster Oficial da série À Todo Vapor. Créditos: 02 Produções/Amazon Prime Video

A serie independente segue Sérgio Pompeu (Pedro Passari), um investigador oculto, e homem elegante, sensível e com traços heróicos que desvendar mistérios e vive aventuras com seu parceiro Bento Alves (Cláudio Bruno), utilizando de artefatos antigos e amuletos mágicos, além de serem responsáveis por vários projetos sociais e educativos no sul do Brasil. Em seu enredo inúmeros autores conhecidos estão na trama como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar para contar a saga dos detetives.

A história é muito bacana. Transformar os personagens da literatura brasileira em super-heróis e misturá-los com a estética steampunk acredito ser o grande trunfo da série. Na construção do personagem, tive longas conversas com o Enéias (autor) e o Felipe, (diretor) para entender o que eles queriam para o produto final. Sergio é traduzido como um “dândi” (do inglês ‘dandy’, típico ‘mauricinho’ da Era Vitoriana, que encontra seus maiores expoentes em figuras como o boêmio Lord Byron e o escritor Oscar Wilde). Minha maior inspiração foi o Dorian, inspirado em Dorian Gray, da série ‘Penny Dreadful’. Peguei esse lado pomposo dele e traduzi em um super-herói aventureiro e ao mesmo tempo sensível.

Durante a pesquisa, eu procurei me aprofundar nesse estilo e fiquei encantado, pois une duas coisas que eu adoro: tecnologia e uma estética vitoriana. Figurinos garbosos, objetos feitos à mão por especialistas steampunks e uma realidade ficcional que nos fascina. Trabalhar com essa estética foi encantador! Somam-se a isso, a fotografia, que é surpreendente, locações deslumbrantes e os efeitos visuais que finalizam com chave de ouro. Um produto independente e nacional de qualidade!

conta Pedro Passari

Passari e Bruno dividem a boa parte da tela, ambos baseados em personagens da obra de Sérgio Pompeu, vivendo o casal de aventureiros Sérgio e Cláudio, caracterizando um momento de representatividade a na série e mais, se conectando diretamente com a obra literário de Raul Pompeia, conhecido por relatar o período de descobertas do protagonista Sérgio em um internato para rapazes oriundos de famílias abastadas.

A minissérie conta com 8 episódios de 20 minutos, e seu elenco é formado por Pedro Passari, Cláudio Bruno, Luiz Carlos Bahia, Thais Barbeiro, Pamela Otero, Antônio Destro, Paulo Balteiro, Bruna Aiiso, Alessandro Imperador e Yoram Blaschkauer.

À Todo Vapor já está disponível desde 7 de setembro no Prime Video.

Related Posts
Leia Mais

Years & Years (1ª Temporada)

O futuro sempre foi assunto para o entretenimento. Imaginar como seria daqui cinco, dez, vinte, cinquenta, cem anos…