Chaves deixará de ser exibido no SBT depois de 36 anos.

O SBT fez uma anuncio importante nesta sexta (31). O Seriado chaves deixará a grade de programação da emissora depois de 36 anos no ar. Tradicional seriado que marcou gerações agora volta a passar as mãos da televisa.

A razão pela saida do Chaves e do Chapolin que também pertence a televisa foi que não houve um acerto de renovação de contrato com o SBT para exibir os programas. Chaves também havia perdido espaço para outros programas e mudado de horario varias vezes principalmente aos domingos onde era o unico dia em que foi exibido. Outro fator seria pela baixa audiencia do seriado em horario nobre como manhãs e tardes. O SBT havia passado por uma reformulação e exibido series da Nickelodeon em canal aberto.

Também foi cotado a negociação com o streaming que vem ganhando espaço recentemente com a pandemia. Netflix é o principal alvo das negociações da emissora mexicana. De certa forma, a partir de sabado (1) chaves não será mais exibido na programação da emissora do silvio santos. Outra emissora que deixa de exibir o chaves é o multishow da TV paga pelo globosat, a emissora tinha os direitos de exibição em 2018 e recentemente teve seu contrato resindido.

Confira a nota do SBT abaixo:

São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.

Criado nos anos 70, chaves fez muito sucesso no mexico e foi pioneiro na popularização de series e produções mexicanas no brasil. Em 1984 ele foi exibido nos programas infantis da emissora e conquistou fãs nos anos 90 e 2000 até ter horario proprio. Também havia sido exibido a versão em desenho do chaves que teve 7 temporadas seguidas.

Ao completar 30 anos no ar em 2014, houve uma programação especial com o elenco da emissora se caracterizando com os personagens e foi no mesmo ano em que o criador da serie e ator Roberto Gomes Bolaños faleceu aos 85 anos vitima de uma parada cardiaca.

Desde então chaves e até outras series de bolaños enfrentavam dificuldade para se manterem com audiencia viva na emissora. Hoje com a noticia da recisão de contrato com a televisa, o seriado se despede do SBT e marca o fim da sua trajetoria de sucesso no brasil e para os brasileiros sendo esse a grande cartada para que a emissora passe a se reformular radicalmente com a ausencia do seriado.

Related Posts