0

A Microsoft divulgou uma matéria mostrando a utilização de uma de suas ferramentas para diminuir o impacto nas aulas de estudantes que estão em distanciamento social devido a pandemia de COVID-19, o Microsoft Teams.

O Colégio Visconde de Porto Seguro passou a utilizar a plataforma de colaboração Microsoft Teams para dar continuidade às aulas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Abitur (estudantes para o exame que conclui o ensino médio na Alemanha) de forma síncrona. A decisão de agregar ainda mais tecnologia ao ensino foi acelerado após a necessidade de fechar a escola como forma de evitar aglomerações e zelar pelo bem estar dos estudantes durante a crise com o COVID-19.

Segunda a diretora da escola, Joice Lopes Leite, a plataforma já era utilizada para auxiliar as aulas ministradas em aula, mas na primeira quinzena de março, a ferramenta passou a ser testada como alternativa para aulas transmitidas ao vivo. Com a suspensão das aulas, que se deu de forma gradual pela Secretaria de Educação de São Paulo, todos os alunos passaram a utilizar o Microsoft Teams à distância, e os professores gravam e transmitem ao vivo as aulas em suas residências.

Em nota, a Microsoft ressalta que mesmo com o distanciamento social, a plataforma auxilia para manter um ritmo de estudos, seja por aulas gravadas, transmissões ao vivo, acesso de conteúdos e criação de grupos de estudos por chat e discussão entre eles, além de receber orientação de professores.

No Teams encontramos uma plataforma moderna e amigável que abriu novas portas para os professores compartilharem conteúdos e conversar com seus com os alunos. A dinâmica de interação professor-aluno mudou, em alguns casos, dois professores entram juntos em grandes aulas, com cerca de 150 alunos, e enquanto um explica a matéria aos estudantes na transmissão ao vivo, o outro responde às perguntas do chat. São novas maneiras de dar aula que estamos explorando e o resultado tem sido muito positivo.

Comenta a diretora Joice

O projeto, intitulado de E-learning Porto, está em execução em todos os campus do Colégio e é suportado, também, por 45 estúdios disponíveis, em três campus diferentes, que permitem a gravação das aulas em vídeo.

Com o Microsoft Teams o Colégio fé um grande trabalho de ‘enturmação’ dos alunos. Unificamos todas as turmas de cada série em apenas uma sala online, por exemplo. Um dos nossos maiores desafios foi a integração do sistema acadêmico e o sistema da Microsoft. Isso tudo porque são mais de 700 professores e nove mil alunos do Colégio, (currículo A e B e Escola da comunidade). Iniciamos este trabalho no ano passado, mas com a pandemia do coronavírus o processo teve que ser agilizado. Importante dizer que o fato de o ambiente do Microsoft Teams já estar montado e em utilização, ajudou muito com o sucesso do projeto.

Comenta Alexandre Marcondes, diretor de tecnologia da informação do Colégio Porto Seguro
0

Você Pode Gostar!