ArtigoDestaquePrimeiras ImpressõesTech

LG G8X ThinQ Dual Screen| Smartphone Multitasking de nome grande da LG inicia pré venda no Brasil

0

Nós já falamos do LG G8X ThinQ Dual Screen aqui no site. Antes de tudo, vamos resumir o nome para G8X, ou Dual Screen, é um nome grande mesmo!

Com um evento que aconteceu em São Paulo, a LG fez uma apresentação bastante extensa para falar do porquê de não ser um dobrável, mas ter duas telas, em que uma pode ser destacada deixando o aparelho convencional para usos corriqueiros.

As Duas Telas

O G8X vem com uma case que se conecta através do USB-C e utiliza a energia do smartphone para funcionar, sem bateria secundária ou auxiliar. As telas podem ser utilizadas com várias combinações de aplicativos, ou até mesmo, usando um único app que ocupa todo o espaço, com o ônus de se ter uma faixa enorme no centro cortando o conteúdo.

O encaixe é fácil e o desencaixe também. A case é firme, mas tem uma maleabilidade no ponto certo para que o smartphone sia sem danificar a pintura ou o conecto embaixo. A abertura quadrada atras, que exibe a logo e dá abertura para as câmeras, ajuda no apoio para remover o smartphone.

Há um botão virtual flutuante, que pode ser deixado em qualquer canto da tela do smartphone, que faz com que o Dual Screen funcione conforme a vontade do usuário, podendo até ser desativado. Há funções específicas para que o display funcione de forma única, como em um navegador, editor de textos ou algo desse tipo.

Falando agora um pouco da qualidade das telas, a tecnologia OLED do smartphone é a já conhecida da LG que tem um bom histórico em telas (exceto com os pixels, mas já superamos, eu espero). A tela da case é o que pega, pois a coloração do display é mais opaca, menos viva. Quando você coloca cores vibrantes na tela isso é mais fácil de perceber. Ela é OLED, mas num padrão inferior, ou no mínimo com uma calibração diferente.

Agora, sobre as tecnologias desses displays, temos 6,4″ OLED Full HD (2340×1080) com proporção 19.5:9, com uma densidade de 403 ppi. Apesar de não ter exatamente a mesma calibração, a LG diz ter ouvido o pedido de usuários e trouxe uma harmonia entre as telas, diferente do LG V50 (nome tão grande quanto)… que tinha uma tela menor, bordas mais espessas destacando a diferença real entre ambas.

Aqui também temos uma tela menor, para você ver as informações quando o aparelho estiver fechado. Funcionando como um Always On, a telinha monocromática vem com 2,1 polegadas.

As modificações no software

Para que o aparelho funcione bem com o acessório, a LG disse aos jornalistas que trabalhou bastante na modificação do software para entregar a máxima experiência de uso. A primeira coisa que pensei foi: “Vixe! Já tinha uma interface pesada, mais lenta que as demais concorrentes, agora vai piorar”. Eu me surpreendi com a velocidade que tudo acontecia. Ainda não é tão rápido como o S10, Mi 9, One+ ou iPhone, mas está bastante responsiva e você só notará a diferença se usar lado a lado com um concorrente.

Com o Whale você abre um site de e-comerce e pode clicar num produto para abri-lona outra tela.

Outra coisa que me preocupou foi o armazenamento. O smartphone tem 128 GB de armazenamento de fábrica, se o sistema sofreu tantas modificações, isso deve ocupar bastante memória? Não! Todos os smartphones que estavam para teste tinham dois games instalados, o navegador Whale, que você clica num link duas vezes e ele abre na outra tela (não funciona com o Chrome essa função), um teclado proprietário da LG que ocupa uma tela enquanto você vê o conteúdo em outra. Muita coisa foi adicionada de fato, mas com tudo isso instalado, o aparelho tinha 108 GB livres, o que não é tanto quanto eu pensei que seria, mas que você pode ficar incomodado. Lembrando que esse número pode variar, dependendo do que venha instalado de fábrica no smartphone, essa foi a minha experiência com um aparelho previamente configurado para uma experimentação programada pela LG.

Jogos com duas telas

Até o momento a LG só anunciou quatro jogos compatíveis com essa função, sendo eles o Asphalt 9, Sniper Fury, Modern Combat 5 e Dungeon Hunter 5.

Por ser meu jogo preferido no mobile, eu só experimentei Asphalt 9 e garanto que é uma experiência boa, quando você se acostuma a tocar numa tela e olhar para outra. No início eu sempre queria olhar para onde meus dedos estavam indo, mas quando liguei o sensor tátil, isso não foi mais um problema. Outra coisa bacana é que para cada estilo de jogo você tem um estilo de teclado, além de poder personalizar o seu.

Para quem usa Joystick para jogar no smartphone sabe como é bom ter a tela livre para ver o que se passa no game sem ter o dedo gordo atrapalhando a visão. Essa para mim é a melhor função até então.

Para quem é esse smartphone?

O G8X atende uma categoria de pessoas que já se esforçam para ter uma multi tarefa dentro do smartphone, ou seja, alguém que divide a tela ao meio para rodar duas aplicações, alguém que troque constantemente de aplicativos para executar uma única tarefa. Para esse tipo de pessoa o smartphone atenderia muito bem.

Por exemplo, eu trabalho com textos, produzindo conteúdo para o site do Geek Antenado, então fico o tempo todo verificando fontes, sites, e-mails e uso geralmente o App do WordPress para escrever matérias pelo smartphone quando não estou com meu notebook. Nesse contexto eu poderia deixar o WordPress aberto em uma tela e ir abrindo o e-mail, pesquisando uma imagem, uma fonte ou algo assim na outra tela.

Ou, até mesmo, em uma coletiva, onde eu geralmente gravo a entrevista e também faço anotações no bloco de notas do smartphone. Geralmente eu tenho que alternar entre os apps para ver se a gravação está seguindo bem, ou algo assim. As vezes eu prefiro carregar um bloco de papel e o smartphone para não perder nada.

A questão é que cada usuário tem um jeito diferente do outro para extrair todo o potencial do seu aparelho. Com um dobrável talvez seja possível realizar o que eu disse, mas a que preço? Tudo bem que o Dual Screen da LG não veio barato, mas sabemos que a empresa tem um histórico de quedas bruscas de preço após o lançamento.

Outras funções

No quesito câmera, som e bateria, temos um conjunto digno de topo de linha. A LG removeu a câmera zoom aqui, deixando a lente padrão de 12 MP f/1.8 1.4 µm de 78° e a grande angular de 13 MP f/2.4 1.0 µm de 136° para as fotos traseiras e uma câmera de 32 MP para selfies f/1.9 de 79° e 1.6 µm. Os microfones tem grande capacidade de capitação, podendo ser utilizado para gravação de sons ASMR, inclusive temos essa função no app de câmera. A assinatura desse microfone é Meridian. Os auto falantes são estéreo com calibração equiparada perfeitamente entre si, entregando o mesmo nível de volume e detalhes no speaker superior ou inferior, mas não deu para testar isso no evento (LG manda um de testes para nós).

Outra questão que me deixou apreensivo, inclusive estou até este momento, é com a duração da bateria. São 4.000 mAh para alimentar as duas telas, o que eu acho pouco para usar somente com uma. A LG diz que essa bateria é suficiente para você trabalhar o dia todo comas duas telas e só carregar seu smartphone no fim do dia. O Snapdragon 855 é um processador relativamente econômico, mas não sei se será suficiente para ajudar na economia da bateria.

LG G8X ThinQ Dual Screen – Ficha Técnica

  • Tela: OLED de 6,4″ Full HD 2340×1080, 403ppi, 19,5:9
  • Processamento: Qualcomm Snapdragon 855
  • Memória: 128 GB interno, com expansão via Micro SD e 6GB de RAM
  • Câmeras:
    • Selfie de 32 MP, f/1.9, pixel de 1.6 µm
    • Principal de 12 MP, f/1.8, pixel de 1.4 µm e 78° de angulação
    • Ultra Wide de 13 MP, f/2.4, pixel de 1 µm e 136° de angulação
  • Bateria: 4.000 mAh
  • Sistema Operacional: Android 9 com LG UX 9.0
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac / Bluetooth 5 / NFC / USB Tipo C (Compatível com USB 3.1)
  • Biometria: Sensor de Digital sob o display
  • CertificaçõesResistência militar MIL-STD 810G, além de IP68
  • Extras: Alto-falante estéreo / AI CAM / Google Lens / Google Assistente / Quad DAC Hi-Fi de 32 bits / Som Surround DTS:X 3D / resistência a água e pó segundo o padrão IP68 / HDR10 / tecnologia Qualcomm Quick Charge™ 3.0 / rádio FM
  • Cor e Dimensões: Aurora Black (preto), 159,3 x 75,8 x 8,4mm , 192g

Segunda Tela

  • Display: 6,4 polegadas 19.5:9 FHD + OLED FullVision (2.340 x 1.080 / 403ppi)
  • Cover Display: 2,1 polegadas Mono
  • Tamanho: 165,96 x 84,63 x 14,99mm
  • Peso: 134g
  • Tipo de contato: USB
  • Tipo de dobra: 360 Freestop Hinge
  • Cor: Aurora Black (preto)

O Preço do LG G8X ThinQ Dual Screen é de R$5.999,00 e já está disponível para pré-venda nas operadoras e varejos. A LG também está fazendo uma ação para atrair o interesse dos compradores oferecendo uma TV 4K de 43″ para que realizar a compra na pré-venda que vai até o dia 29/12. E, se você dispõe de um plano pós ou controle, vale apena verificar na sua operadora quais as ofertas que a LG estará fazendo, pois a mesma diz que teremos ofertas “agressivas” nas operadoras, sem detalhar o que isso realmente quer dizer.

0

Você Pode Gostar!