ArtigoDestaqueTech

Carros e Roupas que mudam de cor | Esse é o futuro que nos espera

0

Você já passou por aqueles momentos de olhar para seu carro ou para suas roupas e pensar, poderia ser de outra cor? Parece que o pessoal do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pensou e junto com a Ford estão tentando deixar esse probleminha mais fácil de resolver.

Através de seu laboratório de Ciência da Computação e Inteligência artificial, os engenheiros criaram uma tinta que eles chamam de tinta reprogramável, que permite os objetos mudarem de cor quando são expostos a uma luz especial com diferentes comprimentos de onda.

Um dos principais benefícios da tinta reprogramável é a sustentabilidade. Dessa forma os fabricantes não precisariam fazer objetos em excesso para atender as demandas por diversos tipos de um mesmo produto. Além disso, poder levar o consumidor a fazer compras mais conscientes, auxiliando nesse processo de conscientização ambiental.

A criação de desenhos nos objetos é feita por meio de uma interface digital que aplica o desenho sobre a peça através de um projetor especial que fica em uma caixa com proteção aos raios UV. O objeto é colocado dentro dessa caixa e através desse projetor as luzes eliminam os pigmentos indesejados.

A luz azul, por exemplo, é absorvida pelo contraste amarelo, por isso ele é removido da equação para criar o azul.

Esta tinta pode reduzir o número de etapas necessárias para a produção de uma peça multicolorida, ou melhorar a durabilidade da cor afetada por intempéries ou degradação dos UV.

explica Alper Kiziltas,  especialista técnico em materiais sustentáveis e emergentes da Ford nos EUA.

Kiziltas também prevê que isso possibilite aos clientes personalizar seus veículos no futuro.

0

Você Pode Gostar!