ArtigoDestaqueFilmes

Coringa | Como falar do fenômeno envolvendo a historia do rei de Gotham City?

0

*isto não é uma critica e sim curiosidade sobre assunto do momento

Na quinta feira (3) foi lançado oficialmente no Brasil, o filme do Coringa com Joaquim Phoenix na pele do palhaço do crime em sua origem, a versão clara e realista de Todd Phillips mostrando um lado que não foi repensado nos quadrinhos mas pode se tornar a principal historia de origem do maior inimigo do Batman posteriormente.

Mas o que explica este fenômeno e porque o o publico está aclamando o vilão mais maníaco de todos os tempos? Da mesma formula que logan foi em 2017, o filme mostra o lado mais sombrio e realista porem com muita violência macabra e sem sombra de duvidas um estilo Cult e indie aprofundado na mente de um cineasta mais classista. Ou seja uma obra prima contemplada por mestres da arte moderna. Essa é a mesma essência encontrada em coringa porem em uma historia que volta no tempo para a Gotham dos anos 80.

Foi nesse estilo e nesse Hype que até hoje é comentado que pode ajudar a DC a conquistar seu publico que está sendo dominado pela rival marvel. Mas há outros fatores que elevam a audiência superar as expectativas. O filme já foi premiado no festival de Veneza neste ano por conta do seu estilo mais indie e cult ambientado a uma linha do tempo oitentista. Mostrando quem era o personagem sendo a real hipótese da sua origem. Desde o primeiro trailer ele já foi apontado como favorito ao Oscar e agora parece que as chances são grandes ao lado da Marvel que já tentou o Oscar esse ano com pantera negra.

O que mais também faz esse efeito é a critica bem aclamada nos tabloides. Entre elas a nossa feita pelo Wesley Grosso. Criticas que mostram como o filme é descrito que faz despertar a curiosidade do publico. Mas por que de todas as boas emoções, romantizar essa paixão ao vilão se tornou a mais primordial? Dá para entender que não é esse contexto da historia e sim o que querem mostrar é o quão impactante a pessoa entrar para o lado sombrio da vida fardada ao fracasso e quer ser lembrado pelo que fez. Quando parece que as coisas não dão certo, infelizmente para muitos esse é o destino.

Mas apesar de tudo é um filme que gera polemica quando se trata do personagem que é o bandido da historia, quando se falam de um criminoso a historia central ser ele, muitos consideram desconcertante como se o mundo vivesse em uma inversão de valores onde o coitado da historia é sempre o criminoso e a grande amostra é o filme que fala a origem do vilão. Toda essa consideração que leva o politicamente correto da historia causa certos problemas aos expectadores que vão assistir ao filme. Como acontece nos EUA quando alguns cinemas orientam em não usarem mascaras do personagem ou outros cinemas que decidem não exibir por causa de evitar atentados como aconteceu em 2012 em um cinema do colorado.

Mas o que deve ser entendido é que a historia sempre tem que trazer uma reflexão de quem não é como o maníaco e é sempre adequado explorar nosso lado insano que sempre procura ser descansado em nossa consciência. É o que Todd Phillips aborda quando criou essa versão do coringa para mostrar ao público quem nós somos quando se trata da vida real. E com certeza isso deu certo e provou o que nós devíamos refletir sobre nossa vida e relacionamentos com o proximo e o que faz o coringa um marco do cinema no mundo é a natureza da qual foi moldada o filme.

Por isso a historia se torna emocionante seguindo a critica e o publico e o efeito se torna grande até antes mesmo de chegar aos cinemas e agora quando entra em cartaz. E parece que a DC quis fazer igual a Marvel com os filmes dela e o mesmo que fez a Fox com o filme do Logan, mostrar sua verdadeira obra prima e seu principal blockbuster baseado nos vilões da DC e uma coisa que vale destacar é que toda essa inspiração se reflete ao fato de já haver um coringa sombrio e maléfico que é do Heath Ledger da trilogia o cavaleiro das trevas que mesmo apos o falecimento em 2008, foi o que mais personificou o personagem a sua imagem e ao seu modo de como foi interpretado.

De todas essas expectativas superadas da pra se dizer como que o coringa chegou a ter esse auge imenso antes e durante o lançamento nos cinemas mesmo apos a Marvel lançar 3 filmes esse ano que encerraram o ciclo da saga do infinito que se tornou a melhor saga do universo geek. É um filme que merece ser indicado a todos os prêmios do cinema por sua caracterização e todos os elementos que Todd phillips colocou em seu roteiro. E é o que muitos esperam de coringa que chegue ao auge tendo a ser forte candidato a concorrer o Oscar e ao Globo de ouro.

0

Você Pode Gostar!