0

A DarkSide anunciou que livro que relata um dos massacres que marcaram o mundo no final do século passado, Columbine será lançado pela editora e contará com presença do autor e jornalista Dave Cullen.

O dia 20 de abril de 1999 ficou marcado para sempre na história dos Estados Unidos, e também no mundo. O Massacre de Columbine foi o primeiro da era digital e de grande magnitude, e se tornou um ponto de debate e discussão sobre a segurança nas escolas. Na esteira dos acontecimentos de Newtown, Virginia Tech, Christchurch, Suzano e Ohio, o debate em torno deste tema torna-se cada vez mais urgente.

O jornalista Dave Cullen foi um dos primeiros a chegar às cena do massacre de Columbine, e estudou a cobertura do massacre incansavelmente e se tornou referência no assunto, dedicando dez anos para escrever o livro Columbine, obra que hoje é considerada a obra definitiva sobre o caso.

Obra chegará no Brasil pela editora DarkSide na segunda quinzena de setembro, e fará parte da linha Crime Scene da Editora, dedicada à publicação de obras consagradas de não ficção que estudam casos notórios.

Autor também estará presente no Educação 360 – Encontro Internacional, sendo um dos convidados do evento para falar sobre o papel da imprensa na cobertura de tragédias como a de Columbine e sua repercussão nas vidas das escolas, educadores e estudantes atingidos. O evento acontece nos dias 16 e 17 de setembro na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e a palestra de Cullen acontece no dia 16, a partir das 14h30, e será gratuita.

Após sua presença no evento sobre educação, Cullen segue para São Paulo onde realizará um bate-papo com leitores e jornalistas na Livraria da Travessa em Pinheiros, no dia 18 às 19h. O encontro em São Paulo também será gratuito, e terá tradução consecutiva para o público brasileiro.

Retrato de um assunto ainda tão atual, “Columbine” é um trabalho minucioso de Dave Cullen sobre o massacre e mescla reportagens publicadas na época com a análise de mais de 25 mil páginas de evidências policiais, incluindo entrevistas, vídeos e áudios. Tanto tempo de pesquisa fez com que Dave Cullen percebesse outros detalhes envolvendo uma classe da qual ele mesmo fazia parte: a imprensa. Com faro investigativo apurado, ele critica a cobertura massiva da mídia e sua responsabilidade ética no caso, propagando fatos sem o cuidado necessário, o que ajudou a mitificar o acontecimento que agora já completa duas décadas.

Columbine foi ganhador de inúmeros prêmios e consta em mais de vinte listas de melhores livros de 2009, e chega às livrarias na segunda metade de setembro, adquira seu exemplar na pré-venda neste link.

0

Você Pode Gostar!