ArtigoDestaqueTech

O Portal CNET fez uma comparação entre as TVs OLED da LG e QLED da Samsung

0

Desde que a linha QLED de televisores da Samsung foi lançada em 2017, o portal CNET vem fazendo comparações para verificar qual tecnologia se sobrepõe à outra. Em Julho, esse comparativo teve uma atualização, comparando o modelo C9 da LG com o Q9 da Samsung.

Tipos de Tecnologia

Para começarmos, vamos entender um pouco a diferença entre as duas tecnologias.

O OLED (diodo emissor de luz orgânica), é uma tecnologia chamada de emissiva, ou seja, os pixels emitem sua própria luz individualmente. Já o QLED (que segundo a própria Sammy, é Quantum dot LED), onde uma camada de pontos quânticos é inserida no sanduíche da tecnologia LCD, que ainda inclui uma outra camada para gerar a iluminação dos pixels.

Alguns dos benefícios mais mencionados da tecnologia OLED é a possibilidade de cada pixel se acender ou apagar dependendo do conteúdo exibido, gerando um contraste infinito, pretos mais profundos e não ter vazamentos de back light em imagens muito escuras.

A tecnologia QLED, apesar de querer competir contra a OLED, se assemelha mais ao LCD convencional, incluindo essa camada de pontos quânticos, que ao serem atingidos pela luz, emitem outros pontos de luz diferenciados, porém não é iluminado por si, mas pela luz de LED que viaja por outras camadas até que a imagem se forme, o que pode gerar distorção de cor, vazamento do back light, entre outras situações, dependendo do conteúdo exibido, do ângulo que o usuário vê o conteúdo ou do ambiente que a TV se encontra.

Quem Vence Essa Batalha

Bom, segundo a CNET, a tecnologia OLED está longe de ser ameaçada pela QLED, que não oferece tantas vantagens assim. Claro que cada tecnologia tem seus pontos fortes e pontos fracos, mas as vantagens da LG sobre a Samsung no uso de tecnologia de display é bem maior. O OLED vence em muito mais pontos, enquanto a QLED não apresenta uma evolução real, que o permite se distanciar do LCD convencional. Por esses motivos, a C9 da LG vence a Q9 da Samsung.

“A principal conclusão é que a QLED está muito mais próxima das antigas televisões LCD do que está da OLED, que é considerada uma categoria totalmente diferente de televisores”

Declarou David Katzmaier, jornalista do CNET.

Agora fica o questionamento, por que a Samsung não utiliza a tecnologia Super AMOLED em suas TVs, já que é uma tecnologia que apresenta avanços se comparado ao OLED comum? Claro que pode ter uma relação com custos, mas as TVs OLED da LG custam mais que as TVs de LCD da marca. Mas, você precisa concordar comigo que ter mais opções de compra é melhor que não ter.

0

Você Pode Gostar!