0

A CCXP revelou as artes das credenciais da edição deste ano do evento, e anuncia a entrada do evento para o calendário de celebração dos 80 anos de um dos personagens mais importantes dos quadrinhos: Batman.

Aparecendo pela primeira vez em Detective Comics #27, Bruce Wayne completa 80 anos como o símbolo da justiça, bravura e determinação. E para celebrar o marco, a DC Comics preparou um ano inteiro de comemorações ao redor do mundo, de campanhas online, a parcerias com grandes marcas para venda de produtos licenciados, chegando a participações em eventos e maratonas em canais de TV. E a CCXP19 foi anunciada hoje que entra para o calendário de festividades, começando por ser o cavaleiro das trevas o tema das credenciais deste ano.

Ao longo dos 80 anos, os traços do personagem mudaram e seu uniforme ganhou novos contornos. Por isso, cada um dos sete tipos de credencial irá homenagear uma fase diferente do Batman. A reinterpretações das artes clássicas do Homem-Morcego são assinadas por Rodrigo Bastos Didier, ilustrado convidado exclusivamente para elaborar as credenciais.

CCXP2019 acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro na São Paulo Expo, e o terceiro lote ja está a venda, mas os ingressos de Sábado, para os 4 Dias e Full Experience estão esgotados. Confira mais informações aqui.

Veja:

Epic Experience – Visual Clássico (1939-40)

Credencial Epic Experience

Batman surge em 1939 inspirado nas séries pulp e no sucesso estrondoso do Superman. A criação de Bob Kane e Bill Finger ganhou um companheiro de aventuras no ano seguinte, quando Robin foi apresentado em Detective Comics #38. A imagem retrata o personagem em uma de suas primeiras jornadas no combate ao crime, em histórias detetivescas e sombrias como a personalidade do Homem-Morcego daquela época.

Full Experience – Batman de Adam West (1966)

Credencial Full Experience

A chamada “Era de Ouro” dos quadrinhos nos EUA terminou com uma verdadeira caça às bruxas: o livro a “A Sedução do Inocente”, do psiquiatra alemão Fredric Wertham, publicado em 1954, acusava as HQs de levar à delinquência juvenil e mesmo a Dupla Dinâmica foi alvo de acusações. O resultado foi uma grande mudança no mundo dos quadrinhos e um retorno às histórias mais leves, marca da Era de Prata das HQs. Foi nesse contexto que a série do Batman ganhou as TVs do mundo todo com muitas cores, onomatopeias e humor camp, dando início à primeira onda da Batmania. É uma das versões do personagem mais lembradas pelo público até hoje.

4 Dias – Batman de Neal Adams (1970)

Credencial para os 4 Dias

No início da década de 1970, Neal Adams e o roteirista Dennis O’Neil, sob o comando do editor Julius Schwartz, assumiram a revista do Batman, que voltou a ter histórias mais urbanas, dramáticas e realistas, ganhando inclusive novos personagens, como Ra’s Al Ghul. Era o retorno do Batman detetive, que no desenho de Adams ficou mais atlético e dinâmico, servindo de referência visual para o personagem ao longo de muitas décadas.

Quinta – Batman de Frank Miller (1986)

Credencial para Quinta-feira

O Cavaleiro das Trevas é um marco da cultura pop. Lançado nos EUA em 1986, conseguiu ao mesmo tempo renovar o Homem-Morcego, então um personagem com quase 50 anos de existência, atrair um novo público leitor para os quadrinhos e contribuir para que as HQs fossem vistas como leitura também para adultos e como forma de arte. A obra máxima de Frank Miller é até hoje uma das maiores influências dentro e fora dos quadrinhos.

Sexta – Batman da Série Animada (1992)

Credencial para Sexta-feira

Na estreia do enorme sucesso do filme de 1989, que deu novo fôlego à Batmania no mundo, “Batman: A Série Animada” chegou às TVs em 1992 e rapidamente se tornou uma das mais fiéis representações do personagem fora das HQs. Produzida por Bruce Timm, Alan Burnett e Eric Radomski, com roteiros de Paul Dini, a animação estabelece o Batman em uma Gotham City art déco, com histórias complexas e visual sofisticado, que influenciou boa parte das animações que vieram nos anos seguintes. Foi nessa série de TV que surgiu uma das personagens favoritas dos fãs, a Arlequina.

Sábado – O Cavaleiro das Trevas de Nolan (2008)

Credencial para Sábado

Why so serious? O segundo capítulo da trilogia de Christopher Nolan é constantemente citado nas listas dos melhores filmes americanos de todos os tempos. O filme também ficou marcado pela magistral interpretação de Heath Ledger no papel do Coringa, trabalho premiado com um Oscar póstumo de Ator Coadjuvante.

Domingo – Batman de Jim Lee (2000)

Credencial para Domingo

Desde a saga de quadrinhos “Silêncio”, de 2002, o desenho de Jim Lee para o Homem-Morcego representa a interpretação moderna do personagem, encontrada tanto nos quadrinhos quanto em uma infinidade de produtos.

0

Você Pode Gostar!