DestaqueReviewTech

Analise | DAZN, A Netflix dos esportes

1

Se a netflix tivesse os direitos de transmissão dos principais campeonatos do brasil e do mundo, ela faria forte oposição a Globo e Canais de TV aberta. Mas existem canais que são derivados da TV paga que seriam exemplo de streaming se não fossem ligados aos próprios canais. São apenas extensões por aplicativo dos canais recentes, como ESPN, Fox, Sportv e Esporte interativo que está integrado a TNT e Space. O que faria com que a definição de streaming fosse esse modelo que as emissoras entregam. Uma dura dificuldade que faz com outras empresas terem sua vida curta no brasil ou terem sua estratégia para ganhar o público.

É o caso do DAZN que é o primeiro serviço de streaming via Broadcast 100% independente que chegou ao brasil em maio. Ele é a definição certa para netflix dos esportes, mas com um porém. A transmissão de jogos é via on demand e ao vivo. É mais que um canal separado e funciona do mesmo modo que o Pay-Per View como Premiere e em vez de um, tem um catálogo cheio de eventos esportivos que são pouco conhecidos tanto aqui quanto lá fora. A partir do momento desta matéria, já encerramos um período de testes feito por 3 meses fornecidos pela DAZN antes do público. E nesta avaliação estamos qualificando pontos favoráveis e contrários que faz valer a pena ou não a assinatura deste canal.

Estrutura

Vamos começar pela sua interface que a que mais chamou atenção pela simplicidade e facilidade na hora de encontrar os eventos esportivos que como é categorizado. É interessante e tem facilidade na hora das transições porém é confusa e tem muito atraso na hora de passar para um canal ou outro e também ela é uma interface que atrasa na hora das transmissões. Isso de um aplicativo para outro e nessas transmissões que a gente não sabe o que acontece ao vivo porque ao ver o Aplicativo para celular, ele acaba indo mais a frente do que o da televisão. Outro ponto negativo é que não há um espelhamento entre eles, isso pode dificultar e muito na hora de poder passar a transmissão direta de um dispositivo para outro.

Além disso o sistema de transmissão do DAZN é contínuo e direto, ou seja transmissão via On demand e ao vivo. Não é igual ao que você vê num site ou numa plataforma similar ao DAZN porque algo assim por ser independente é inédito e seria a mesma coisa do que usam nos “streaming” dos canais de TV paga que na verdade são extensões dos mesmos por aplicativo. Uma coisa que devia ser garantida é a qualidade na hora da transmissão, porque isso só depende da sua internet se ela tiver qualidade para este tipo de transmissão. Foi o que percebi na hora de colocar um jogo para assistir na plataforma, a qualidade da transmissão caiu com minha rede de internet que é baixa em várias ocasiões. Mas também pode ser que a plataforma não é adequada para funcionar em situações de baixa qualidade. O aplicativo tem funções que ajuda no funcionamento em baixa conexão mas eu não diria mesmo do app para televisão.

E claro você deve achar que em uma plataforma como essa é impossível ter instabilidade, pois se engana que tem. A última instabilidade que ocorreu foi a quase 2 meses atrás no Jogo entre Paysandu X Tombense onde o jogo estava demorando para ser transmitido e no meio da transmissão da partida, houve problemas técnicos. E o jogo teve que ser parado para no outro dia mostrar a exibição completa na íntegra sem interrupções antes daquele problema técnico aparecer.

Conteúdo

Falando agora do que a plataforma entrega, não são muitos campeonatos e torneios mas tende a atrair um certo público que adora e quer saber sobre todos eles. O seu conteúdo ele entrega algo tanto para nicho quanto atrativo e assim fica entre um meio termo de bom e ruim. Os esportes ou eventos como eles chamarem, são Kickboxing, Velocidade, MMA, Boxe, Dardos, Sinuca, Tênis, Boliche e Pesca. Dentre esses eventos, o que mais teria atenção é velocidade pois os campeonato de base da Fórmula 1 estão nesta transmissão do Dazn que são a Fórmula 2 e 3 e ainda a fórmula indy que é uma competição independente mas que funciona aos moldes da Fórmula 1.

Já o principal futebol temos uma lista completa de programações dos campeonatos tanto internacionais quanto nacional. São eles, Copa sul-americana, Brasileirão Série C, Copa Ouro Concacaf, Copa Africana de nações, Major league Soccer, e também dois maiores campeonatos europeus como Série A italiana, primeira divisão francesa (Ligue 1) e torneios dos países como as Copas da França e Itália. Dentre tudo isso, em nosso período de testes, deu pra perceber que estes últimos mencionados já estavam em sua fase final de temporada no exato momento em que ele estava em período de pré lançamento no brasil. Ou seja não compensou bastante a espera já que veio num péssimo momento pois a essa altura já tinha se concluído esses dois torneios. Só nos conformamos apenas com a Copa Sul-americana e o Brasileirão da Série C. E ainda tivemos A MLS que é a liga de futebol norte americano dos EUA e Canadá. Para um público que esperava mais do DAZN, só se conformou mesmo com a Copa Sul-Americana porque não tem Libertadores e Copa do Brasil. Até o momento o DAZN não tem direitos de transmissão de eventos.

O que se esperava mesmo foi que tivesse a emoção de assistir todos eles em uma plataforma e mostrar forte concorrência com a Globo e os canais tanto da TV aberta quanto da TV paga. Mas o que se viu não foi exatamente o que a gente gostaria muito que tivesse em um streaming, poderia ser um catálogo completo mas tinha eventos de muito nicho e outros que se destacaram ao longo da sua chegada ao brasil em período de testes. Teve muito marketing e parcerias com emissoras sem direito de transmissão de esporte mas que no fim foi apenas uma jogada de marketing para promover o streaming que por sinal tem campeonatos de nicho e pouca gente assiste a ele. E oferecendo um preço absurdo que não vale exatamente o que custa.

E é falando em preço que é a principal dificuldade para o estabelecimento da empresa no brasil. Por ser uma empresa de origem europeia, o preço que é cobrado no velho continente é equivalente a 42 reais isso de acordo com a conversão para real. Mas seu preço sugerido até o momento desta matéria é de 37,90. Um preço absurdo comparado a outros serviços que cobram menos para mais conteúdo, no entanto ela já usa parte das transmissões em canal aberto como YouTube e Facebook. O que parece ser vantajoso se não fosse por estratégia de marketing da própria empresa. E ainda mais com um catálogo pouco interessante e pobre até para quem desejava mais de seu conteúdo esportivo.

Conclusão

O DAZN apesar de fazer muito barulho ele apenas só promete fazer mas não cumpre o que deve. Ao perceber que as temporadas dos dois campeonatos europeus foram encerradas, a sensação que fica é de quem vai estar assinando será muito lesado ao comprar a DAZN. Certos erros tem que ser corrigidos ao longo do funcionamento da plataforma, como a integração entre dispositivos fez muita falta e também a sincronia das transmissões devem ser feitas por igual. Mas é claro não deixa de ser algo que não vai ser descartado por um tempo, só o que acreditamos é que o certo era buscar estratégias melhores para se manter no mercado mas sendo bem forte ao enfrentar a concorrência de peso em vez de entregar o que deve mas com nicho no final tendo um preço azedo para algo que não serve para nada.

A questão que fica é se vale a pena. Esperava mais da plataforma em si para melhorias e até mesmo no funcionamento das transmissões simultâneas tanto pra celular quanto para TV. O preço que é oferecido não entrega exatamente o que custa ficando assim para quem apenas pode e curte campeonatos de nicho, ter a oportunidade de assinar e assistir a vontade. A menos que ela crie planos ou até mesmo uma conta que aceite cartões pré pago.

Só o que a gente vê é que o esporte precisa de uma real definição de “Netflix esportiva” e mesmo que a gente espere que a própria Netflix lança uma plataforma voltada a isso com todos os campeonatos e todo conteúdo que oferece ou até mesmo se ela fizer questão de transmitir jogos na sua plataforma algo que fugiria do seu padrão de conteúdo, o DAZN chega fazendo barulho, entrega o que promete mas no fim o que sobra é apenas nicho que não vale o que custa.

1

Você Pode Gostar!