DestaqueNotíciaTech

MediaTek Anuncia novo SoC Helio M70 5G

1

Após alguns anos focando somente em processadores e GPUs voltadas para o mercado intermediário, a MediaTek apresentou nesta quarta (29) o seu mais novo high-end, o M70.

O que se sabe a respeito desse Processador é que ele traz a mais recente tecnologia ARM com Cortex-A77 em sua CPU e a Mali-G77 como GPU, que foram anunciados na segunda-feira (27). Outra novidade é que ele integra o M70 5G da empresa para equipar seu SoC que ainda não tem uma confirmação de nome. Diferente de seus concorrentes Snapdragon 855 e Exynos 9820 que utilizam um sistema 5G através de um modem discreto, em separado, digamos assim, a MediaTek traz uma tecnologia que eles chamam de on-die, que está diretamente integrado em sua construção.

Helio M70

A respeito do Modem Helio M70, é um chip 5G multimodo que dá suporte a conexões 2G/3G/4G e, óbvio, a rede 5G SA (Sistema Autônomo) e NSA (Sistema não Autônomo) sub-6GHz. É importante que ele tenha essa integração com as demais redes, pois o 5G ainda não é um sistema difundido no mundo. Outro ponto a ressaltar, é que o M70 não suporta redes milimétricas (5G mmWave). Isso não é bem um problema, afinal, somente os EUA aderiram esse modelo de tecnologia. As outras operadoras ao redor do mundo estão aderindo a rede sub-6GHz 5G.

Esse novo lançamento da MediaTek virá integrado ao já anunciado Helio M70 para oferecer aos fabricantes de dispositivos uma solução abrangente para 5G em um único pacote de economia de energia. A empresa afirma que seu design de chip único 5G é superior a duas soluções de chips, especialmente para eficiência de energia, ou seja, ter um único Chipsets trás mais eficiência.

O modem 5G da MediaTek também trás integrado sua APU, que é para processos de IoT e AI, considerada uma das mais avançadas até agora.

Um SoC que trás lançamentos simultâneos, demanda um tempo.

O novo SoC trás uma tecnologia anunciada há três dias, o que significa que a MediaTek ainda esteja finalizando esse processador. O que podemos afirmar até o momento é a presenta da CPU Cortex-A77, GPU Mali-G77, ambos da ARM. Será fabricado no processo FinFET 7nm (“edge edge”) da TSMC. A velocidade de download será de 4.7 gbps, dando o já comentado, suporte multimodo as redes já existentes no mercado de telecom.

Para as Câmeras

O novo SoC também tem novidades para as câmeras dos Smartphones, como suporte a resolução de 80 MP, suporte a codificação/decodificação de vídeos 4K 60fps. Também foi citado rapidamente a possibilidade de fazer vídeos com fundo desfocado, mas não tivemos detalhes aprofundados nesse tema.

Quando Chega?

A MediaTek não deu datas específicas, mas garantiu que teremos apresentações para parceiros comerciais no 3º trimestre de 2019, e estará em aparelhos para comércio, a partir do 1º trimestre de 2020. Ao que tudo indica, seus reais concorrentes podem ser as próximas gerações de processadores da Qualcomm e Samsung, deixando a briga dos FlaghShip de 2019 somente entre o Exynos e Snapdragon.

Há uma promessa da marca de apresentar mais detalhes ainda esse ano. A MediaTek trouxe sistemas decacore em seus ultimos Chipset, não podemos afirmar que será assim também com esse. O que nos resta é aguardar e torcer para que o possível “Helio X alguma coisa” bata de frente com seus concorrente e traga suporte maior a ROMs customizadas, GCam e tatas outras soluções que geraram uma fama ruim para a empresa.

1

Você Pode Gostar!