DestaqueNotíciaTech

Google Rompe Negócios Com Huawei após Lista Negra de Trump

0

Na última quarta-feira (15), Donald Trump assinou um decreto onde determina que empresas Chinesas só comprem produtos dos Estados Unidos mediante uma autorização do governo. Nesse decreto, consta uma espécie de “lista negra” que barra qualquer empresa da China de realizar comércio com os EUA caso seu nome esteja incluso nela, sob alegação de “risco a segurança nacional”.

Huawei x EUA

Já tem algum tempo que o governo norte americano vem acusando a empresa Huawei de espionagem a mando da China, onde em certo momento, a empresa foi chamada até mesmo de “um braço da China” para espionar os EUA. Em 2018, em meio a essas várias acusações de espionagem, a empresa ZTE que também está na mira do governo norte americano, foi banida do país, por práticas comerciais com países inimigos dos Estados Unidos, podendo retornar somente após pagamento de multa e assinatura de termos de compromisso com os EUA, limitando bastante sua atuação no país.

Nesse período, as relações dos EUA com a Huawei só foi piorando, e era certo de que não seria possível chegar a algum tipo de acordo de forma amigável. Vimos após tantas notícias e escândalos alguns pronunciamentos de pessoas de dentro da Huawei declarando que já estão inclusive trabalhando em softwares para rodar em seus smartphones e computadores caso não fosse mais possível trabalhar com Android da Google ou Windows da Microsoft.

Parece que é hora da Huawei mostrar no que esteve trabalhando, por quê nesse domingo (19), a Google anunciou estar limitando os serviços prestados a Huawei em seus smartphones, dando a ela apenas acesso ao software já embarcado nos aparelhos existentes, incluindo atualizações de aplicativos e atualizações de segurança.

Quais As Implicações Diretas Ao Usuário?

Nesse caso, a Huawei que licenciou o Android da Google, junto com seu pacote de serviços, como Play Store, Atualizações de Segurança e Apps embarcados, como o Chrome, Gmail e YouTube continuarão funcionando em aparelhos como o P30 Pro, P30 Lite (com as vendas iniciadas dia 17 aqui no Brasil). Os aparelhos ao redor do mundo também continuarão funcionando normalmente.

Mas, em que nos afetará essa decisão? Falta de atualização para a próxima versão do Android e falta de futuras atualizações de segurança mensais. Em futuros lançamentos de smartphones, a Huawei pode até lançar um aparelho com Android, mas apenas a versão AOSP – Projeto de Código Aberto do Android. No entanto, mesmo que a Huawei utilize essa versão open source, a loja de aplicativos da Google e seus aplicativos citado acima entre muitos outros, não poderiam sequer ser instalados no aparelho. As atualizações de segurança, só viriam quando a Google liberasse para o AOSP, o que poderia ser um problema, caso ataques maliciosos de hackers tornassem o sistema vulnerável, necessitando de uma solução mais imediata.

Mesmo que a Huawei venha com uma solução, seja com o AOSP ou sua própria solução de sistema, o usuário seria prejudicado! O desenvolvimento de tecnologias como o 5G, também foi barrado nos EUA, o que pode impactar no desenvolvimento que a empresa está fazendo dessa tecnologia.

O Que Essa Lista Negra Pode Causar Depois Da Huawei?

Eu estive pensando, o governo norte americano está atacando a China e o comércio de eletrônicos de maneira intensa! Caso os esforços da Huawei não dê certo para reverter esse decreto, o que pode acontecer depois disso?

Talvez você esteja comemorando por estar com o seu Galaxy? E se a Samsung for um próximo alvo? ( Tá, eu sei que a Sammy é Sul Coreana) Se a Xiomi, for o próximo alvo? Qualquer que seja o aparelho que você usa, seja smartphone, computador, qualquer um deles, pode ser que ele seja um alvo dessa tal lista. Xiaomi, Lenovo, TCL, são empresas que podem vir a ser afetadas no futuro por isso de alguma forma.

Há rumores de que a Qualcomm e Intel já estejam dando ordem para seus funcionários cortarem negócios com a Huawei.
Há muito para acontecer neste caso ainda. Qual sua opinião sobre o assunto? O que você acha que ainda pode acontecer nessa história?

0

Você Pode Gostar!