NotíciaTech

Huawei volta ao Brasil após 4 anos?

0

Parece que agora é oficial. Já há uma série de matérias circulando pela mídia de que a Huawei voltaria a vender Smartphones no Brasil. Em 2018 a Positivo até chegou a declarar que estariam representando a empresa no país, mas não rolou. Depois surgiram rumores de que os produtos viriam de forma oficial sem um representante terceiro, mas sim pela própria Huawei. Nesse domingo (10), tivemos uma declaração da VP de marketing da Huawei nas Américas, Ketrina Dunagan ao Estadão, em que temos uma confirmação dos objetivos da empresa de lançar principalmente seu Smartphones mais poderosos aqui no país. Ketrina diz que a empresa quer ser a líder global no seguimento mobile em até 2 anos.

Uma nova estratégia para conquistar o topo

“O Brasil é um mercado complexo pela estrutura tarifária. Não dá para vencer aqui se você não tiver fabricação local”

A declaração da VP sênior de marketing da Huawei é importante, pois podemos perceber que a empresa mudou sua meta de atuação no país e amadureceu o planejamento de seu plano de ação para o Brasil. Há quatro anos atrás, os aparelhos eram importados, mas eram apenas aparelhos de entrada e intermediários. Atualmente, temos o início das vendas de Topos de Linha importados, mas que até o final de 2019 serão fabricados no país, para evitar as surpresas de variação de dólar, como foi no passado.

Confronto contra as maiores do Mercado Brasileiro

Apesar de ser uma notícia boa, sabemos que a Huawei não terá um pequeno desafio pela frente, pelo contrário, ela terá que enfrentar Samsung e Motorola que detêm juntas “apenas” 78% das vendas de Smartphones no Brasil em 2018, segundo dados da IDC. Outro ponto a se destacar dos desafios da fabricante chinesa é o fato do nome Huawei ser muito pouco conhecido no país. Segundo Renato Meireles, analista da IDC, a chinesa é conhecida por cerca de 1% da população brasileira, mas tem chances se levarmos em conta seu principal argumento, seu poder em fotografias. Você que é leitor aqui do site já viu alguma notícia da Huawei, ou já viu algum vídeo da mesma no nosso Canal do YouTube, mas e quem nunca ouviu falar da marca? Bom, Ketrina diz que os aparelhos estarão disponíveis para testes nas lojas de varejo pelo país, para que as pessoas possam atestar a qualidade de seus produtos.

O que nos resta é aguardar até maio para ver se esses lançamentos ocorrerão de fato, ou se é uma forma da empresa atrair nossa atenção para seu lançamento no fim de março do novo aparelho P30. Será que já teremos uma reestreia no mercado com um flagship novinho, lançado em 2019? A Huawei também prometeu trazer o Mate X para o Brasil, mas esse, provavelmente só no fim de 2019.

0

Você Pode Gostar!