FilmesNotícia

Disney-Fox | Acordo ganha nova força após aprovação no Brasil

0

Desde seu anuncio no ano passado, o acordo de compra da 21st Century Fox pela Walt Disney Company encontrou um grande desafio: encarar a regulamentação de monopólio do Conselho Administrativo de Defesa EconômicaCADE no Brasil, segundo o site Hollywood Reporter baseado na nota oficial do CADE.

Ontem, o órgão que regulamenta grandes compras entre empresas, o CADE aprovou a compra da 21st Century Fox pela Walt Disney, com a condição da venda do canal Fox Sport, entre outras medidas definidas. A concessão inclui também a venda dos direitos de transmissão, que incluem a Copa Libertadores da América. De acordo com o site oficial do CADE, a operação deixaria o segmento de canais esportivos de TV por assinatura ainda mais concentrado, com elevada probabilidade de exercício de poder de mercado por parte da Disney.

O pacote de ativos que a Disney deverá abrir mão que pertence a Fox Sports, também não deve ser contratada pela Disney, nem adquirir os ativos que serão vendido, segundo a Acordo em Controle de Concentrações. Além disso, a Disney comprometerá a oferecer ao futuro comprados a opção de licenciar gratuitamente a marca Fox.

Atualmente, os canais de esportes no Brasil são a SporTV da GloboSat, ESPN da Disney e Fox Sport da Fox, o o objetivo do acordo é manter a estrutura competitiva do mercada antes da fusão, mantendo as três marcas com proprietários diferentes.

O site oficial do CADE afirma que a operação Disney/Fox foi notificada em 25 jurisdições e culminou com a colaboração entre autoridades antitruste de diversas partes do mundo, que na América Latina, o estreito dialogo entre as agências do Brasil, do México e do Chile resultou em uma solução coordenada para o caso.

0

Você Pode Gostar!