TechTutorial

Tutorial: Como fazer Pendrive Bootável

0

Hoje a maioria dos computadores pessoais, seja ele desktop’s ou notebook’s, já possui suporte a formação através de um pendrive, para isso é necessário transformar ele em um partição bootável.

Com essa “nova” forma de instalar um sistema operacional, torna-se aos poucos obsoleta a necessidade de se possuir um CD/DVD para instalar por exemplo o Windows 10, Linux, entre outros sistemas operacionais disponíveis no mercado.

O Procedimento adotado nesse tutorial é através do Prompt de Comando (CMD).

Vamos para o tutorial.

Passo 01: Antes de começar o procedimento, o ideal é colocar o pendrive já na entrada USB do seu computador. (PS: Pendrive ainda não é algo que se conecta pelo Wi-Fi, para tal procedimento)

Passo 02: Abra o executar, apertando, Windows + R, abrirá logo em seguida uma janela, onde irá digitar diskpart

Pendrive Bootável

Passo 03: Após confirmar a execução do CMD com o comando Diskpart, irá abrir a janela de comando, em que irá digitar List Disk

Pendrive Bootável

Passo 04: Na sequência digite Select Disk, seguido pelo número do disco que está o pendrive. Normalmente ele é sempre o último da lista.

  • Ficaria da seguinte forma: Select Disk 2

Pendrive Bootável

Passo 05: Em seguida após a seleção do disco, digite Clean, com esse comando tudo que tiver no pendrive será apagado, então procure fazer backup antes de realizar tal tarefa.

Windows

Passo 06: Após fazer a formatação do pendrive, você irá digitar logo em seguida o comando Create Partition Primary e teclará enter. Com esse comando será possível criação a partição primária do pendrive. após a criação, você digitará active.

Pendrive Bootável

Passo 07: Logo em seguida, irá definir o formato do pendrive, digitando format fs=fat32 quick. Após a conclusão da formatação do pendrive, você irá digitar assign apertando enter novamente.

Windows

Passo 08: E para concluir, basta digitar exit que automaticamente o prompt de comando será finalizado.

0

Você Pode Gostar!