Review: Asus Zefone 2 – “Design Ergonômetro e 4GB de RAM na palma da sua mão”

Lendo agora
Review: Asus Zefone 2 – “Design Ergonômetro e 4GB de RAM na palma da sua mão”

positivos

Design ergonômico
Abrir aplicativos com gestos na tela
4GB de memória RAM e CPU Intel Atom 64Bits
Carregamento rápido com Boost Master
Dual SIM
Botões capacitivos para aproveitar melhor a tela
Suporte a cartão de memória de até 64GB
Zen UI com grande poder de personalização
Preço competitivo

negativos

Câmera granula imagens em baixa iluminação
Alto falante Mono
Botões capacitivos não acendem
Bateria não removível
Falta de um sensor Infra Vermelho

Com certeza este é um aparelho que chama atenção do mercado nacional, muitos aparelhos com configurações potentes e o Zenfone 2 vem para competir neste mercado.

O que queremos nesta análise é apresentar cada detalhe do Zenfone 2 e fazer com que você decida se ele pode ser seu aparelho ou não. Então confira o vídeo e descubra todos os detalhes.

DESIGN

Vamos começar falando do design do aparelho, a primeira vista do zenfone 2 é uma aparelho com uma acabamento muito bem feito. A parte traseira tem uma aparência de aço escovado feito de plástico, esta capa é removível e assim encontramos o lugar para colocar dois chips, um deles com tecnologia 4G e o outro com tecnologia 2G, ainda nesta parte é possível ver o espaço para cartão de memória de até 64GB. Ainda na parte traseira é possivel encontrar os botoes de volume, camera e flash e os alto falantes na parte inferior traseira. Muitas pessoas ainda criticam o design do aparelho por se parecer com os aparelhos da LG, mas é realmente uma boa posição para ficar os botões. O botão de liga/desliga fica na parte superior do aparelho. Isto preocupa na hora de ligar o aparelho, pois para ter uma segurança melhor teria que segurar o aparelho com duas mãos. Devido a localização deste botão a tela pode ser despertada com dois toques na tela.

Quanto aos botões de menu não acenderem a empresa respondeu que preferiu colocar mais antenas para deixar o sinal melhor do que deixar ele com mais beleza nesta parte. O aparelho se encaixa na mão e pesa apenas 170 gramas.

20150802_185114

TELA

A tela do Zenfone 2 é de 5.5” LED backlit IPS, com resolução de 1920x 1080 pixels com 403ppi e angulo de visualização de até 178º. Protegida por Gorilla Glass 3 e com revestimento que reduz as marcas de dedos. Se comparado a tela com outros aparelhos é possivel observar que ela é menos brilhante que outras telas, mas mesmo assim ela traz consigo uma boa experiência de uso.

HARDWARE

O Zenfone 2 vem equipado com:

Processador: Intel Atom Z3580, Quad Core 2.3GHz e 64-bit

GPU: PowerVR Series 6 G6430 com suporte a OpenGL 3.0

Memória RAM: Versões com 2GB e 4GB. A versão que recebemos para testes é de 4GB. A mais parruda do aparelho.

Conta ainda com versões de 16GB e 32GB de armazenamento com suporte para cartão de memória para de até 64GB

O aparelho não apresentou engasgos ou travamentos em nossos testes e mesmo em dias de um uso continuo o que pude perceber foram momentos em que o aparelho esteve mais devagar para acessar o multitarefas, levando em conta que existia um grande numero de apps abertos.

Para quem gosta de jogos pode ficar tranquilo se comprar este aparelho, pois ele é capaz de rodar jogos bem pesados e que exigem muito do gráfico com total tranquilidade. Aqui não notamos travamentos em nenhum momento.

Na parte de conectividade, ele conta com Bluetooh 4.0 Low Energy (Baixo consumo), Wifi 802.11 a/b/g/n/ac com Wifi Direct e NFC, além do 3G e 4G LTE com suporte a transferência de dados de até 150Mbits/s.

Ele conta ainda com Dual Sim com tecnologia Dual Active que permite utilizar as duas linhas ao mesmo tempo. Você pode receber chamadas em uma linha e colocar outra em espera.

20150802_185119

SISTEMA

O aparelho vem com Android 5.0 Lollipop e com a interface Zen UI, esta interface traz vários recursos interessantes além de seu visual elegante.

a Zen UI conta com o recurso Zen Motion que nada mais é que você fazer gestos na tela e acessar alguns apps. O aparelho vem com muitos aplicativos instalados de forma nativa, mas a maioria deles são bem uteis no dia a dia. Além disto a Zen UI tem um grande poder de personalização com sua loja de temas e packs de icones. Outra facilidade é que você não precisa ir até a parte superior da tela para puxar a barra de notificações, puxando baixo em qualquer lugar da tela você acessa as notificações e puxando para cima acessa um menu para personalizar.

De acordo com a própria Asus toda a estrutura do sistema foi dividida em partes para que pudessem corrigir de forma mais rápida e que não precise baixar o sistema completo para corrigir alguns bugs.

No evento do dia 20/08, quando questionado sobre atualização para o Android 5.1 a resposta foi: Todos nós sabemos que não muda quase nada da versão 5.0 para 5.1, e que estas atualizações são bugs que as empresas estão corrigindo. Devido ao fato da Asus ter o sistema de atualização divido em partes, se precisar corrigir algum bug ele irá fazer isto com a maior velocidade que as outras empresas.

 

CÂMERA

O aparelho conta com camera de 13MP na traseira e 5Mp na camera frontal as duas são capazes de gravar vídeos em qualidade full HD com boa qualidade nas fotos. Para as fotos e vídeos quanto melhor a iluminação, melhor sairá a sua imagem, mas se for a noite, pode ocorrer granulação na imagem.

A câmera traseira de 13MP conta com a tecnologia PixelMaster e lente de f2.0, este f2.0 significa que tem uma boa abertura para entrada de luz para as imagens. Quanto mais próximo de 0 for o F maior será a entrada de luz e melhor será a imagem.

A camera frontal de 5MP tem um angulo de 85 graus o que permite pegar mais pessoas dentro da imagem, principalmente em selfies e conta com partes dos mesmos recursos que a câmera traseira.. O modo selfie panorama permite que a visão seja ampliada para 140 graus apenas fazendo movimentos laterais com o aparelho.

A câmera do aparelho tem um capacidade muito boa para fotos durante o dia e até mesmo durante a noite, de acordo com a proximidade do zoom a imagem com certeza ficará granulada. Para corrigir este tipo de defeito na imagem o aparelho conta com várias opções de configuração de câmera para que consiga melhorar a imagem. O sistema da camera também identifica qual o melhor modo para usar em cada local.entre estes modos, vale ressaltar que ainda tem um modo manual, para dar ao usuário uma experiência proxima de uma camera profissional.

Por melhor que a camera deste aparelho seja, n ão consegui comparar ela com as câmeras do LG G4 e Samsung Galaxy S6. Podemos dizer que ele vem para competir e muito com estes aparelhos, mas a câmera ainda pode melhorar. Mesmo assim, se comparar a câmera com aparelhos do mesmo preço é uma boa escolha.

Aqui tem um vídeo para você ver todos os detalhes da camera do Zenfone 2. Por ela ter bastante recursos, fizemos um vídeo só para ela.

Olá!!! Para quem quer ver as fotos tiradas com o Zenfone, CLIQUE AQUI. Se eu colocar no vídeo ou na postagem aqui elas perderiam qualidade. Coloquei várias fotos para que pudessem ver de forma bruta. Espero que entendam isto.

 

BATERIA

A bateria de 3.000 do Zenfone 2 dura cerca de 12 horas com um uso mais moderado. Quando cito moderado, me refiro a acessar redes sociais em alguns momentos do dia e alguns jogos por pouco tempo. Quanto mais intenso for o uso do aparelho, mais rápido ele vai esgotar a bateria. Quando usado a câmera por maior tempo ele dura ainda menos, mas com este uso mais intenso a bateria dura cerca de 6 horas.

Para ampliar a duração da bateria, o aparelho conta com modos para maximizar a bateria. Com o modo ultra econômico é possível conseguir 18 horas de bateria. Para carregamento o aparelho conta ainda com a tecnologia Boost Master que promete carregar 60% da bateria em apenas 39 minutos. Claro que você não pode estar usando o aparelho para que isto aconteça.

20150802_184549

PREÇO

O preço do Zenfone 2 e de outros lançamentos da Asus foi divulgado dia 20/08 no evento chamado de Fenomeno Z. E surpreendeu muitas pessoas pelo preço.

A versão de 4GB de RAM e 32GB de armazenamento pode ser encontrada por 1.499 e a versão de 4GB de RAM e 16GB de Armazenamento será vendida por R$ 1.299. Este pode ser considerado um preço bem legal visto que é um dos poucos aparelhos com 4GB de RAM no Brasil.

Qual é a sua reação?
Geek
0%
Feliz
0%
gostei
0%
Ruim
0%
Surpreso
0%
Preocupado
0%
Sobre o autor
Rondinele Alves
Rondinele Alves
Criador do site Geek Antenado. Formado em contabilidade, mas viciado em tecnologia de todos os tipos. Tem várias paixões, entre elas; carros, mulheres, cerveja e Jiu Jitsu (Mesmo que eles não se combinem).