Lendo agora
Cameras Filmadoras estão com os dias contados. Saiba o motivo.

TENDENCIAS DE MERCADO – 

Olá ANTENADO!  

Qual o futuro das filmadoras digitais? Vou fazer uma boa escolha gastando valores entre 2.000 reais nesses equipamentos? Leia e tire suas dúvidas.

samsung-galaxy-k-zoomAndando pelas lojas da cidade e consultando comercios de eletrônicos algo me chamou atenção.
A notável queda nas vendas de filmadoras nos ultimos meses , essas que ja tiveram seu auge de vendas estao desaparecendo. O culpado desse declínio? Os Smartphones e suas poderosas câmeras cada vez mais avançadas, atualmente sendo aprimoradas, acrescentando mais recursos especificos antes, reservados as filmadoras.Sem perder mobilidade, com espessura fina e aspecto elegante os Smartphones que antes eram apenas chamados de celulares estão tomando espaço de vários eletrônicos.
Nos primeiros celulares com câmera , suas funções eram bem básicas e limitadas para uso multimídia isso devido aos recursos tecnológicos disponíveis na época ;lembrando que ate um tempo atras para se obter um bom resultado de imagem e áudio era impossível no celular,  no advento do iPhone com seus novos e revolucionários recursos de touch-screen, eliminando os botões a Nokia acopla no corpo do celular as poderosas lentes Carl zeiss Tessar , de máquinas e filmadoras de uso profissional, feitas exclusivamente para aparelhos Nokia, essa gravava com qualidade razoável o suficiente para  uma reprodução em computafores, com FPS em torno de 25. Hoje nem os Smartphones usam essas especificações na câmera frontal , nos primeiros celulares a sair com opção para filmagem, formato de saída seria no padrão 3GP nao os MPEG4 como padrao hoje em dia , onde qualquer equipamento efetua sua leitura, transformando numa mídia de boa qualidade sem necessidade de baixar codecs para reproduzir assim  como o MP3 seria pra compactar o audio atualmente, sem perder muita qualidade.
Esse primeiros celulares apresentavam baixa resolução, que limitava-se a 240×320 pixels, respeitando o espaço interno para armazenamento,bem inferior a 1gb. alguns ate sem possibilidade de expansão, fazendo da função de gravação de video raramente utilizado. Alem disso era só possível reproduzir no próprio dispositivo e não em outros equipamentos como Desktops e televisores LCD , outro problema era o tempo limitado a no máximo 30seg de gravação, se voce precisassse gravar um video iria precisar de uma camera filmadora.

A tecnologia está sempre em progresso desde nano circuitos ate engenharia de processadores simulando cada vez mais núcleos obtendo sucesso na fluidez e suportando multitarefas ,incluído nela esta centralizado a ideia de chegar a configurações próximas a de um notebook top de linha, esses também perdendo seu espaço aos poucos devidos as similaridades de funções disponíveis, isso se deve também recursos de conectividade, cito a própria wireless mais prática, acessando em todo lugar que tem disponibilidade do serviço. Em dimensões de até “5 polegadas , displays surgem cada vez melhores na sua qualidade, contendo milhões de cores vivas alem do aumento na resolução de pixels, que são os pontos em forma de quadrado (rgb), onde unidos formam a imagem que voce ve, e o que mais impressiona, com aparelhos saindo pro mercado com as telas em Ultra High Definition amoled em grande parte com pixels imperceptíveis para retina do observador essa vantagem facilita no mesmo instante, acompanhar em detalhes precisos da gravação de um vídeo, sem precisa-las descarregar no PC para tal. Nos sistemas Android e IOs fornecem as suas próprias loja de aplicativos e ferramentas que simplificam uma tarefa, como uma edição por exemplo.
Em captura de vídeo eles não perdem nada para câmeras recém lançadas no mercado, maioria com sensor fotoelétrico Cmos com sensores para captação de luz mais sensíveis e circuitos redefinidos ainda mais velozes adaptados para uma fiel representação do movimento, substituindo o CCD. Os fabricantes para chegar na frente antes da concorrência melhoram a tecnologia com lentes que permitem a melhor e abertura suficiente para produção em qualidades 4x melhores que a full hd nos surpreendendo a cada
semestre se igualando em qualidade ou ate superando as próprias câmeras filmadoras fazendo a diferença entre as duas imperceptíveis
No processo de captura em si entra os responsáveis chamados micro sensores que captam mais luz e assim se obter o máximo de detalhes com taxas entre 30 a 60fps. Valores esses que permitem melhor fluidez sem dar a sensação de travamento na reprodução. Valores abaixo disso o tempo entre um frame e outro e mais lento.

Os muitos dependentes dos Gadgets não os largam principalmente os seus Androids e Iphones ,pois se os deixarem sem é como se estivessem se isolando do mundo pelo seu completo acesso a redes sociais e sites em geral, não devendo nada para um notebook.Nesse sentido torna-se um acessório indispensável para a grande população de diferentes faixas etárias,nas suas rotinas diárias no qual possibilita uma vasta opção de entretenimento como o game  POKEMON-GO utilizando o sinal GPs em conjunto com a câmera, para dar impressão de uma realidade aumentada.
Por essas e outras e principalmente pela facilidade da informação ao alcance de suas mãos os desenvolvedores estão atentos as tendencias e se focam sempre na inovação e essa corrida não acaba, a cada ano trazendo novos recursos para atrair os consumidores, inclusive acrescentando ajustes e configurações que era particularidade de certos equipamentos como as filmadoras.

Por meio de aplicativos diversos você pode se administrar, facilitando muito a vida do usuário, independente da função que são oferecidas em um único equipamento.
Em meio a essa febre tecnológica, super dispositivos são alvo e sonho de consumo , assim como necessidade de muitos.A maioria ja possui unidade de processamento grafico no proprio hardwaare  visto que  games recentes para dispositiveis moveis estao cada vez mais realistas ja em qualidade 3D.
O processo é acelerado, e a projeção para as fabricantes é de cada vez melhorarem o hardware e as funções gerais , inclusive as lentes e os mecanismos para possibilitar um melhor aproveitamento do sensor óptico e uma focagem rápida.

Outra questão são as entradas para cartões de memoria, esses sao indispensaveis no armazenamento das gravações de video. Quanto mais GB o cartao oferece, mais tempo de filmagem poderá se obter em alta resolução, fazendo o arquivo pesar em tamanho, sendo necessário optar por cartões de memoria com ainda maior capacidade , os recomendados são os de classe 10 SDHC  no mercado existem diversas marcas  velocidade e capacidades , citando alguns modelos mais acessiveis estao :

Micro SD Ultra, capacidades entre 4 GB e 64 GB e velocidade entre 10 a 15 MB/s
Micro SD Extreme, capacidades entre 8 GB e  a 16 GB e velocidade entre  15 e 30 MB/s
Micro SD Regular, capacidades entre 2 e 32 GB e velocidades entre 2 e 10 MB/s

Esses ternos referem-se a velocidade de escrita e leitura dos dados armazenados,  recorde que  hoje pertence à SanDisk, numa dessas apresentaçoes em feiras tecnologicas, apresentou um cartão de memória de 200 GB .
Agora a Microdia quer lançar um cartão de 512 GB, duas vezes o máximo alcançado pela concorrência, sendo bem possível ate o final deste ano chegar aos TB de capacidade,  isso já  visando videos em qualidade  4K, em seu formato original, geram arquivos de grande tamanho que chegam ocupar alguns GB com poucos minutos gravando.Em nível de armazenamento as filmadoras ainda podem ser superiores mais por pouco tempo.

Dependendo do quanto voce pode gastar em um smartphone de camera avançada, haverá outros termos que influenciam em desempenho e qualidade normalmente uma pessoa leiga, lendo as especificações ficara perdido com termos técnicos decisivos, gerando arrependimento pela compra no qual poderia adquirir um dispositivo diferente por um preço mais acessível.
Nessa linha quem mais utiliza a função de video entre eles não são entusiastas de câmeras nem profissionais e sim o consumidor comum, este eventualmente esta registrando momentos rotineiros como festas ou viagens em família.O que não agrada o consumidor,e que para adquirir esses itens a grande maioria terá que desembolsar em media acima de R$ 1500,00 , enxergando as vantagens que um único aparelho dispõem, vale muito a pena sendo repleto de funções alem da câmera de qualidade igual ou superior a de filmadoras recentemente lançadas no mercado como a SONY acima.Para bater de frente com  ela o melhor  Smartphone  até agora é o SONY Xperia Z3.Sendo os dois equipamentos da mesma fabricante a qualidade da lende e o sistema incorporado sao semelhantes.
Vale ainda ressaltar que o Xperia Z3 faz gravação de vídeo 4k de resolução incrivelmente alta (3840 x 2160) a mesma obtida pelas melhores filmadoras lançadas recentemente.

Outras opções de aparelhos que estão entre os 10 melhores são :
Apple iPhone 6 Plus
LG G4
Nokia Lumia 1020
Gionee Elife E8
Samsung Galaxy K Zoom
Samsung Galaxy S6
Zenfone Zoom

Essa unificação de funções tornara o Smartphone cada vez mais útil nas
suas rotinas e diversão , incorporando mais funções e simultaneamente tornando outros dispositivos
exclusivos para uma finalidade apenas obsoletos, não compensando sua procura.

 

 

 

Qual é a sua reação?
Geek
100%
Feliz
0%
gostei
0%
Ruim
0%
Surpreso
0%
Preocupado
0%
Sobre o autor
Nelson Oliveira
Nelson Oliveira
28 anos, fotógrafo, cinegrafista , analista de sistemas com nível superior , solteiro em busca da felicidade , curioso e um comprador compulsivo que adora a vida digital.