Como saber se o IMEI do meu Smartphone foi bloqueado?

Lendo agora
Como saber se o IMEI do meu Smartphone foi bloqueado?

Galera, hoje venho trazer uma dica muito importante para todos que precisam saber se o IMEI de seu aparelho foi bloqueado.

Devido ao grande aumento dos índices de violência no Brasil, infelizmente roubos e furtos de aparelhos celulares estão se tornando comum na vida do cidadão Brasileiro e mediante a isso, alguns procedimentos são indispensáveis após você ter sido furtado, roubado ou perdido o aparelho: Realizar o BO (Boletim de Ocorrência) na delegacia de polícia mais próxima da região do ocorrido, Bloqueio do IMEI do aparelho, tentativa de localização por aplicativos de rastreamento como “gerenciador de dispositivos do google”, e ainda falando sobre este último app você também consegue zerar o seu aparelho apagando dados importantes contidos no dispositivo.

Neste post venho destacar algo que na minha visão é um dos procedimentos mais importantes citados acima, que é o bloqueio do IMEI. Cada smartphone possui um código próprio e único chamado IMEI (é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”) o qual podemos utilizar para bloquear um aparelho caso ele tenha sido perdido ou roubado.

Como identificar o IMEI do meu aparelho?

– Em seu aparelho basta abrir o app “telefone” e discar: *#06#

imei2

– o IMEI geralmente é informado geralmente na caixa do aparelho

imei1

– também vem informado na parte interna do aparelho abaixo da bateria.

passo-2

 

Como fazer o bloqueio do IMEI do meu aparelho?

É muito simples, basta entrar em contato com a sua operadora de telefonia, portando em mãos seu RG (caso seja solicitado pelo atendente para maior segurança) e pedir o bloqueio do IMEI do aparelho, caso já tenha sigo registrado o Boletim de Ocorrência deve se informar ao atendente no ato da solicitação do Bloqueio do IMEI, porém hoje não é mais obrigatório para realizar o pedido de bloqueio do IMEI.

A partir deste momento é aberto um chamado na operadora de telefonia e depois de algumas horas (geralmente) o aparelho tem seu IMEI bloqueado, impedindo do ladrão ou pessoa que achou seu smartphone de usa-lo para fazer ligações, usar a internet ou o uso de algum chip de operadora de telefonia.

Mas a pergunta é como posso garantir que o IMEI do meu aparelho foi bloqueado?

Existe um site onde podemos realizar esta pesquisa, e assim que você informa o IMEI, ele te diz se de fato o IMEI foi inutilizado/impedido ou não, na chamada Blacklist.

O site é o consultaaparelhoimpedido.com.br

após acessá-lo, basta clicar em “consultar imei” no botão na parte inferior do site, e em seguida digitar o IMEI e o capcha para realizar a consulta. Se o imei aparecer como bloqueado/impedido/inutilizado é porque de fato o aparelho foi bloqueado.

E também é interessante realizar a pesquisa, nas situações onde você adquiri um aparelho usado, se certificando que o mesmo não foi roubado ou que não esta com algum tipo de bloqueio.

 

sssssssssssssssssssssssss

Qual é a sua reação?
Geek
0%
Feliz
0%
gostei
100%
Ruim
0%
Surpreso
0%
Preocupado
0%
Sobre o autor
Gabriel S. Azevedo
Gabriel S. Azevedo
23 Anos. Carioca. Profissional de TI da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. Gamer e Desenhista nas horas vagas. Apaixonado por Android e Tecnologia.